
O Dançando com a Diferença vai repor o espectáculo 'Romeu e Julieta' no final de Abril no Centro das Artes, na Calheta. O trabalho, assinado por Arthur Pita, estreou em 23 de Outubro e esteve três dias em cartaz, sempre com lotação esgotada. A produção, baseada no clássico de William Shakespeare, volta agora a 29 e 30 de Abril e 1 e 2 de Maio ao espaço de residência do grupo madeirense, com as duas primeiras sessões para as escolas e os duas últimas para o público em geral (a sessão do dia 29 vai depender da adesão das instituições de ensino).
Arthur Pita, que está agora a produzir na Inglaterra uma coreografia inspirada na Madeira intitulada 'God's Garden', adaptou o clássico a uma era contemporânea, com duas famílias rivais, produtoras de vinho e a 'Julieta' em cadeira de rodas. O trabalho já suscitou o interesse de vários espaços, sendo os custos das deslocações o único entrave. Em Fevereiro, o grupo vai realizar alguns contactos em Londres com vista a levar esta coreografia aos palcos ingleses, adiantou Henrique Amoedo.
De acordo com o responsável, 2010é um ano para dedicar à formação dos bailarinos, não estando previstas novas produções. "A formação para eles agora é muito importante. Já tiveram muitas experiências diferentes nestes anos todos, com diferentes coreógrafos, diferentes palcos, diferente tudo. Este é um momento de parar para arrumar a casa", justificou Henrique Amoedo ao DIÁRIO, acrescentando que o plano não é deixar os palcos, mas munir os bailarinos de novas ferramentas que facilitem o crescimento: "Não deixamos de dançar, de fazer o que há e assumir os compromissos. Vamos é ter uma base para que a partir dessa base, que vai ser criada este ano, possamos dar um salto para fazer outras coisas mais ambiciosas e mais exigentes tecnicamente". O cruzamento com outros profissionais, também é um dos objectivos de Henrique Amoedo.
O responsável pelo grupo desde a criação, em 2001, admite que o grupo precisa mesmo da paragem, que será benéfica também para os grupos secundários, uma vez que vai estar mais disponível para trabalhar com eles.
Para já vão continuar a ter aulas três vezes por semana: uma com Vanessa Amaral, uma com Henrique Amoedo e outra com Juliana Andrade, para aumentar os conteúdos e para poder libertar o director artístico para acompanhar os outros grupos.
É que a aposta na formação é válida tanto para o grupo principal da Associação dos Amigos da Arte Inclusiva - Dançando com a Diferença, como para outros, nomeadamente o Grupo Sénior, o Grupo Júnior e o Dançando com a Diferença 2, que Henrique Amoedo está neste momento a criar.
Dançando procura pessoas com limitações
A Associação dos Amigos da Arte Inclusiva - Dançando com a Diferença está à procura de pessoas com limitações físicas para o Dançando com a Diferença 2, um grupo secundário que vai formar bailarinos para o grupo principal. Até ao momento as inscrições reuniram mais de uma dezena de pessoas, mas nenhuma portadora de deficiência, contou Henrique Amoedo, que ia contactar a Associação Portuguesa de Deficientes na esperança de encontrar pessoas, sobretudo com dificuldades motoras, para o projecto.
O objectivo deste segundo núcleo é preparar no espaço de um ano lectivo os novos elementos. Mas nem todos chegam ao grupo principal: "Aqueles que, ao final deste ano de actividades, ainda não reunirem todas as qualidades estético-artísticas necessárias para integrar o GDD, no mínimo, ganharão com o processo de formação, que pode ser estendido se houver necessidade", disse.
Até quarta decorrem as pré-inscrições. Neste dia começam as entrevistas e no dia 1 de Fevereiro serão divulgados os resultados. Para já, o grupo de candidatos, que idealmente seria metade com e outra metade sem limitações, tem idades entre os 20 e os 30 anos e não têm experiência em dança. Os menores serão seleccionados do Grupo Júnior, acrescentou.
Inicialmente está previsto que as aulas decorram às sextas, das 17 horas às 18h30. No entanto o horário poderá ser ajustado.
A mensalidade custa 20 euros ou metade deste valor para os sócios da Associação. Informações e o formulário de pré-inscrição através do email geral@aaaidd.com ou do telefone 291 752 157.
O calendário contempla no dia 3 e 8 de Fevereiro a mostra e discussão de vídeos e no dia 26 do próximo mês a aula inaugural.
Paula Henriques
Sem comentários:
Enviar um comentário