quarta-feira, 13 de julho de 2016

VISTO E REVISTO



juro que fui vê-lo com desconfiança. não sou muito dado a este tipo de filmes de super-heróis. mas como já me tinha enganado rotundamente no "Dark Nigh"t de Christopher Nolan, que conta com aquele brilhante desempenho de Heath Ledger... não quis arriscar.
o filme fica muito longe de qualquer um da trologia de Nolan, mas é um bom passar de duas horas. o filme peca por querer ser muitas coisas ao mesmo tempo. é óbvia a reverência a "Dark Night". no fundo o psicótico Lex Luthor não passa de um fraco sucedâneo do Joker (mas sem maquilhagem) de Ledger, mas para pior, muito pior. Jesse Eisenberg tem o condão de por vezes nos fazer parecer que voltámos atrás e estamos a ver de novo "The Social Network".
repito: o filme peca por querer ser muitas coisas ao mesmo tempo pois sentimos sempre que por isso é curto. na sua ambição tem momentos quase épicos, bem filmados e bem fotografados. na tentativa de desumanização dos super-heróis fica sempre aquém, falta-lhe sempre um bocadinho assim pois 
Zack Snyder não consegue afastar-se de uma imagem mitológica dos heróis que não procura mas revela. as inúmeras referências ao plano de Lex de querer matar Deus (é essa a imagem que vê ao olhar para o Super Homem) são disso exemplo.
por momentos o filme tem aquele aspecto dark da triologia de Chris Nolan que logo desaparece diluído em cenas menos conseguidas.
um bom filme para um final de tarde de domingo no sofá de casa.





Sem comentários: