segunda-feira, 28 de abril de 2008

Música - Antena 3 On Tour



Foi com alguma curiosidade que me desloquei no sábado passado à Calheta para o concerto dos Blasted Mechanism. Sou fã incondicional da banda e tive até o privilégio de com eles partilhar o palco aqui à uns anos numa festa da AE da UMA.

E a curiosidade era dupla: ver os On Mute numa prestação de palco grande (que nunca tinha tido a oportunidade de ver) e ver qual o resultado final da substituição de Karkov nos Blasted.

Os On Mute surpreenderam-me. E muito. Apesar de alguns problemas técnicos que os prejudicaram (especialmente a versão de "Lullaby" dos Cure) mostraram uma grande maturidade. São uma das minhas bandas preferidas e uma das raríssimas bandas madeirenses que me fazem sair de casa para ir assistir a um concerto. Merecem muito mais do que o limite do contorno da ilha.

Os Blasted foram Blasted, mas a saída de Karkov é sentida. O palco está mais desorganizado, mais anárquico. O que não é bom! Sempre estive habituado a ver o palco organizado mas cheio de energia. Ninguém atropelava ninguém e cada qual era senhor do seu espaço que geria como muito bem entendia. Custa-me a entender os "rasganços" do percussionista por todo o palco porque são muitos e tudo o que é demais deixa de ser interessante e começa a chatear. Se estivesse em palco com ele podem crer que o tinha posto a fazer "stage diving".

Mas tudo isto se esquece porque a música é brutal, embora sinta sempre a falta da presença do 7º Blasted: o homem dos samplers e dos efeitos. Bem merecia partilhar com o resto da banda o espaço cénico. Pedro Lousada, ex-Zedisaneonlight, substitui bem Karkov embora não o faça esquecer, principalmente por causa da postura "on stage". Mas de certeza que o tempo o fará crescer.

Blasted é Blasted, o mais interessante projecto da música nacional e uma das minhas bandas favoritas. Cénicamente são quase perfeitos: as roupas, a luz, a decoração do palco, etc. Blasted é Blasted, o único projecto português que penso ter condições para se impor na cena musical internacional.

Blasted é Blasted!!!!
Em suma uma grande noite de música... parabéns à Antena 3!

1 comentário:

K471 disse...

Gostei do relato! Não fui, mas fiquei com uma ideia...
Bem me disseram que valeria a pena...