quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Pista Para Uma Nova Cultura (IV)

Cultura e Cultura

Para que continuemos a nossa viagem por estas coisas da cultura torna-se necessário que estabeleçamos definições.
Duas definições do termo cultura distintas uma da outra, mas intimamente ligadas, devem ser tidas em conta quando se abordam estas temáticas.
Numa primeira perspectiva, o termo é usado para designar uma determinada realização pessoal de maior, ou menor, habilitação intelectual e estética. Neste sentido, a cultura ou a "pessoa cultural", é aquele que adquire um gosto mais "refinado" e, assim, torna-se mais exigente em relação aos bens culturais que consome e produz. Tudo isto porque fica mais habilitado para fazer as necessárias "leituras" e análises.
Noutra perspectiva o termo cultura é usado como definidor do estado do desenvolvimento intelectual, artístico e social de um determinado "todo social" que, numa leitura antropológica, defina uma determinada sociedade possuidora de uma "cultura comum".
No entanto verificam-se intimas e subtis relações entre estes dois tipos ou níveis de cultura. Na primeira definição, cultura é evidentemente um impulso básico e uma base reflexiva que leva a um bem maior que é a cultura como um todo caracterizadora de uma sociedade. Todos os desenvolvimentos envolvem em primeiro lugar uma atitude individual que é depois adoptada pelo grupo.
Apesar desta interligação entre os dois sentidos da cultura temos que ter sempre presente que os mantemos separados, de um modo geral, quando agimos e pensamos sendo a relação entre ambos estabelecida de um modo inconsciente.

Sem comentários: