quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Cinema - Estreias Entre Nós

Escreve a minha boa amiga Teresa Mizon no DN/Madeira de hoje:

O realizador Tony Scott e o actor Denzel Washington voltaram a trabalhar juntos depois de 'Dejá Vu' para mais um 'hit' de acção no cinema. Desta vez, o cineasta recorreu a um thriller de suspense escrito por John Godey nos anos 70 e levado ao cinema pela primeira vez na mesma altura. O cabeça-de-cartaz então era Walter Matthau. Mudam os protagonistas e os tempos mas a história mantém-se. Dividida entre dois mundos: o do silêncio e sofisticação técnica do metro nova-iorquino e a escuridão e realismo dos túneis sob a cidade. 'The Taking of Pelham 123' - o título da obra original - refere-se ao metro que partia da estação Pelham Bay Park, à 1h23.

Em português, e em estreia nas salas da Madeira, temos 'O Assalto ao Metro 123'. Walter Garber (Denzel Washington) é o controlador de tráfego da linha do metro da cidade que atende o telefone na hora errada! O seu dia transforma-se num caos. E não é para menos: do outro lado da linha está Ryder (John Travolta), uma mente criminosa, líder de um lote de bandidos fortemente armados. Brilhante e implacável, ameaça executar os passageiros da carruagem, a menos que um milhão de dólares seja pago no prazo de uma hora. Desde cedo, a tensão é sempre em crescendo. Garber aplica seu amplo conhecimento do sistema do metro numa batalha para enganar Ryder e salvar os reféns. Garber e Camonetti (John Turturro), negociador da polícia de Nova Iorque, vão usar todos os meios para vencer os criminosos e salvar os passageiros, mas entretanto, existe um enigma que Garber não pode resolver: mesmo que os ladrões consigam o dinheiro, como podem eles fugir? Para os fãs de comédias românticas, temos hoje em estreia mais uma com Matthew McConaughey na pele de Connor, um fotógrafo de celebridades que adora liberdade, diversão e mulheres. Para ele, e em 'As Minhas Adoráveis Ex-Namoradas', a vida resume-se a festas e conquistas. Mas, na essência, o filme cose-se com linhas clássicas: o homem que abandonou o grande amor da vida, virou 'Don Juan' e, mais tarde, tenta recuperar o tempo perdido! Sob a realização de Mark Water ('As Crónicas de Spiderwick') este solteirão vai aprender uma 'lição' em vésperas do casamento do irmão mais novo, prestes a unir-se para a vida com a única mulher (Jennifer Garner) com quem ele se envolveu seriamente...




1 comentário:

Alberto Velez Grilo disse...

Pelo que se vê no trailer e pela qualidade a que os actores participantes já demonstraram largamente, o "Assalto ao metro 123" é "obrigatório".