terça-feira, 15 de julho de 2008

Desabafando

Tenho para mim que o supremo objectivo da nossa passagem pela vida é a busca da felicidade. Toda e qualquer decisão que nos torne infelizes é, quase sempre, uma má decisão. Obviamente que aceito que se nunca formos infelizes nunca saberemos o que é a felicidade. Isto porque funcionamos com comparações: sei que isto é bom porque conheço o que é mau; isto é amargo porque aquilo é doce; etc.. E as coisas só assim funcionam. Como uma verdadeira "lei dos opostos" que continuamente se explicam.
Mas persistir em tomar decisões umas atrás das outras que nos empurrem para estados de inanição é coisa que me faz imensa impressão. Independentemente das nossas convicções religiosas temos que aceitar que a nossa passagem pela vida é única. Daí termos que aproveitar todos os momentos e sugá-los intensamente como se fossem irrepetíveis. Aproveitar o que é bom e despachar rapidamente o que nos desperdiça, corrói e destrói. E isso às vezes também nos faz sofrer mas tem que ser visto como um ritual de passagem para coisas melhores. Costumo dizer que não tenho depressões porque não tenho tempo para isso.
Li algures que Deus tem inveja de nós, dos mortais. Por isso mesmo, por sermos mortais. A imortalidade deve ser uma coisa aborrecida porque repetitiva. Sabermos que temos um fim quase que nos obriga a não nos desperdiçarmos, a respirar intensamente e a tudo deitarmos mão.
A felicidade deve ser vista como uma conquista e não como um dado adquirido. Cada um faz a sua e não deve ficar à espera que ela lhe caia no colo. Felicidade é um direito universal que cada um conquista à sua maneira e acreditem que dá muito trabalho ser feliz.
E nunca, mas mesmo nunca se confunda esta com prazer, pois este é efémero e fugaz. A felicidade, a verdadeira felicidade é tranquila, calma e perdura por muito tempo.

3 comentários:

Isabel Abreu disse...

Estimado Nuno,
Passei pelo seu blog, como faço sempre, e não resistí em comentar este post.
Grande desabafo, partilho as suas palavras, custa muito ser feliz mas é sem dúvida na calma e na tranquilidade, que radica toda a felicidade de saber viver em conformidade com as nossas convicções e princípios.

Seja Feliz,

Nuno Morna disse...

Muito obrigado, tento fazer por isso todos os dias. Os caminhos da felicidade nem sempre são os mais óbvios mas são seguramente os mais simples.
Um grande abraço

Anónimo disse...

Caro Nuno Morna,
Muitos parabéns pelo blog. É inteligente, informativo e culto.
Ao ler este seu post parecia que me estava a ler o que me vai na alma.
Passei recentemente por momentos de grande infelicidade e só os consegui ultrapassar quando assumi que queria ser feliz, que a minha felicidade era demasiado importante para me perder com coisas sem importância. Obrigado por me fazer sentir que não sou a única pessoa que pensa assim.
Um grande abraço

Isabel