quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Actuando

Como de costume nós, actores regionais, somos mais uma vez menorizados. Esta peça do DN/Madeira de hoje, escrita por José Salvador, explica tudo... não há qualquer tipo de "protecção" ao que é nosso. O que vem de fora é que é sempre bom. Enquanto este provincianismo ridículo prevalecer nunca a nossa cultura será forte e empactante!
Tive o privilégio de trabalhar aqui há uns anos com Filipe LaFéria que foi o único que teve respeito pelos actores madeirenses uma vez que o elenco da sua "Amália" era quase metade madeirense.
Enfim...

Madeira com papéis menores em novela

Açores teve mais destaque na 'Ilha dos Amores'. já a Região ficará só pela figuração
Data: 28-08-2008

Tudo leva a crer que será mínima a participação madeirense em 'Despertar', título provisório da telenovela a rodar em Setembro pela NBP - Nicolau Breyner Produções. Isto porque os 'castings', cujas inscrições começam hoje, destinam-se a pequenos papéis e figuração.
Trata-se de uma situação diferente da que ocorreu nos Açores, com a telenovela 'Ilha dos Amores', que teve o actor/cantor Zeca Medeiros num papel principal e, na banda sonora, temas compostos por Luís Alberto Bettencourt (contudo, é preciso ressalvar que o investimento açoriano foi bastante mais elevado que o madeirense).
Sobre este caso, contactámos a Secretaria Regional do Turismo e Transportes, entidade que apoia em 500 mil euros do erário a rodagem de parte da série de ficção que será exibida na TVI.
"A NBP encontra-se, neste momento, a fazer os 'castings', tendo ainda em aberto três lugares para personagens de destaque na novela que poderão, perfeitamente, ser atribuídos a actores regionais, desde que estes preencham os requisitos exigíveis", informou a tutela do Turismo, através da assessora de imprensa da secretária regional Conceição Estudante (actualmente fora da Região).
E fazendo eco das declarações do director regional de Turismo, Paulo Faria, e ainda de Conceição Estudante, acrescentou: "Não é de todo correcto dizer que os actores madeirenses entrarão na novela apenas como figurantes porque não é essa a intenção, e tudo irá depender da apreciação que for feita pela produtora".
Acontece que, por agora, com a iminente realização dos 'castings' expressamente para papéis menores e figuração, a Madeira estará em princípio sem actores nos papéis de destaque na nova produção.

'Castings' em Santo António

As inscrições para o 'casting' iniciam-se hoje e terminam a 1 de Setembro. Podem ser feitas das 15 às 20 horas pelo telefone 913 035 458.
As provas selectivas decorrerão no Cine-Teatro de Santo António, localizado nas Madalenas, com entrada pelo Caminho de Santo António, frente aos correios, ou pela Avenida das Madalenas, abaixo do Hiper Sá. As mesmas estão marcadas para os dias 2, 3 e 4 de Setembro, das 14 às 20 horas.
Segundo nos informaram, o primeiro dia (2 de Setembro) será destinado às mulheres, o segundo (dia 3) a homens e o último (dia 4) para ambos os sexos.

Actores 'recusados'

O DIÁRIO sabe que alguns actores de cá chegaram a enviar currículos para o continente mas foram informados que os papéis seriam apenas de figuração e menores. Procurámos falar com algumas pessoas que se propuseram a participar em 'Despertar', mas ninguém quis falar publicamente sobre o caso.
Contactada a NBP, na pessoa de Vanda Gouveia, fomos informados de que o projecto ainda está em fase embrionária, pelo que ainda é prematuro dizer seja o que for. "O que hoje poderá ser verdade, amanhã poderá não ser", acrescentou.

Promoção garantida

Neste caso, a promoção da Região Autónoma da Madeira sairá sempre a ganhar, já que serão muitas as imagens exteriores que farão parte da novela. Vista como uma promoção do destino Madeira feita através de um dos mais poderosos meios de comunicação, a telenovela surge na sequência da campanha lançada este Verão no mercado nacional intitulada 'Ponha aqui o seu pezinho. É mesmo aqui ao lado'.
O Turismo será, por isso, o sector que irá retirar mais dividendos desta produção televisiva, já que no plano artístico, como é habitual, os artistas/intérpretes/actores madeirenses são remetidos para plano secundário.

História aborda emigração

Conforme já noticiara o DIÁRIO, 'Despertar' retratará essencialmente a vida de uma família tradicional madeirense, com todos os encontros e desencontros, amores e ódios que são frequentes nas tramas das telenovelas.
Uma parte dessa família emigrou para a África do Sul, onde provavelmente decorrerão algumas cenas da novela, que terá um mínimo de 120 episódios.

José Salvador

Sem comentários: