quarta-feira, 15 de abril de 2009

Cinema - IndieLisboa

A sexta edição do Festival Internacional de Cinema Independente (IndieLisboa 2009), ontem apresentada na FNAC do Chiado, terá workshops, debates, festas e actividades para os mais novos no Indie Júnior. Isto além dos 250 filmes exibidos em 11 dias, de 23 de Abril a 3 de Maio.

O IndieLisboa conta este ano com duas novas salas: o Museu do Oriente e o Cinema City Classic Alvalade juntam-se ao Fórum Lisboa e aos cinemas Londres e São Jorge, onde será visto (em antestreia nacional) ‘Singularidades de uma Rapariga Loura’, de Manoel de Oliveira. As salas serão ligadas por dois autocarros, "para que a distância não seja desculpa para as pessoas não irem", esclareceu Rui Pereira, um dos responsáveis pelo evento.

O Indie Júnior promete uma "programação forte, que interesse em especial aos jovens dos três aos 18 anos", com apresentações especiais, filmes-concerto, workshops sobre cinema e Sessões para Escolas, que trarão turmas ao festival.

Nesta edição do IndieLisboa, que tem agora as secções ‘Pulsar o Mundo’, para filmes de diferentes temáticas, e ‘Cinema Emergente’, para novos talentos menos conhecidos, ocorrerá ainda o lançamento do livro ‘Sinais da Vida’ e uma exposição de fotografias, ambos intimamente ligados à Sétima Arte.

Para assegurar uma maior participação do público, as ‘Lisbon Talks’ acolherão todos os interessados em discutir temas como a falta de salas para cinema independente e o uso do cinema com fins pedagógicos, e invocarão os "heróis do cinema independente" Werner Herzog e Jacques Nolot, este último presente em Lisboa.

in Correio da Manhã

Sem comentários: