terça-feira, 7 de abril de 2009

Lendo - Feira do Livro

Escreve Paula Henriques no DN/Madeira de hoje:

Começa a 21 de Maio e decorre até ao dia 31 deste mesmo mês a 'Festa do Livro - 35ª Feira do Livro do Funchal'. O evento reparte-se entre a na Placa Central da Avenida Arriaga, que vai acomodar os 28 stands; a Praça da Restauração, onde estará localizado o espaço reservado aos lançamentos e ao encontro entre os escritores e o público, a Praça do Município, que vai receber, a 29 de Maio, o concerto de José Cid (evento que contará com a participação de Miguel Albuquerque, presidente da Câmara Municipal do Funchal), e o jardim municipal, palco de um concerto de Gospel, a 23 de Maio.

Na nova edição, que conta com 23 expositores, entre livrarias, editoras, alfarrabistas e instituições, o modelo é idêntico ao ano passado, um formato aplaudido pelo público e pelos comerciantes, pelo que a organização decidiu manter as tendas: "São tendas modelares, que podem ser adaptadas por quem expõe, facilitando o acesso aos livros por parte do público", justificam. Nas novidades, destaque para a 'Speakers Corner' - um espectáculo de rua encenado pelo Teatro Experimental do Funchal (TEF), em que três actores vestem-se como William Shakespeare, Fernando Pessoa e Luís de Camões e vão declamar alguns textos destes três grandes da literatura -, e para a realização de uma feira de alfarrabistas, onde o público poderá encontrar edições mais ou menos antigas. A 'Feira do Alfarrábio - Canto do Livro Velho', assim se chama, acontecerá apenas nos dois fins-de-semana (23 e 24 de Maio e 30 e 31 de Maio), entre as 9 e as 13 horas, no pavilhão dos escritores. Este espaço de exposição e comercio dará prioridade a obras sobre a Madeira.

Para complementar a oferta, está também no programa a realização de sessões de autógrafos com escritores convidados, workshops de manipulação e construção de fantoches e concertos de bandas e grupos musicais, nomeadamente do Gabinete Coordenador de Educação Artística, do Conservatório - Escola das Artes e tunas. Para além disto, a organização vai dinamizar um espaço infantil com contadores de histórias e vai voltar a organizar a 'Noite dos Poetas', um formato de tertúlia previsto para 28, no Café do Teatro.

Feira aproveita almoço

Tendo como barómetro a aceitação registada em 2008, a organização optou também por manter o horário de abertura, aproveitando o fluxo de pessoas na rua à hora do almoço. Assim, os stands abrem diariamente às 13 horas e encerram às 21 horas, dando ao público a possibilidade de visitar e adquirir livros nesse intervalo. Aos fins-de-semana, o funcionamento é largado até às 22 horas.

A Feira quer "atrair cada vez mais gente para os prazeres da leitura e dos livros, tendo também por objectivo discutir o livro nas suas mais diversas facetas", afirmam. Este debate vai passar por uma série de convidados, disse a organização. Está prevista a participação de escritores nacionais e internacionais, que vão complementar o programa, sobretudo voltado para o produto regional: "[A Festa do Livro] traz ao Funchal escritores nacionais e internacionais, embora a aposta principal continue a ser a divulgação daquilo que se escreve na Madeira".

A iniciativa tem uma função importante de divulgar o trabalho realizado na Região, e de fazer a ligação entre o que é lançado, mesmo a nível nacional, e o leitor: "A Festa do Livro é um momento fundamental para dar a conhecer ao grande público o trabalho literário que se tem vindo a fazer na Madeira", afirmam, acrescentando que é " um momento de apoio à actividade literária regional, com uma importante vertente de intercâmbio com o exterior, com aquilo que se faz e que se escreve lá fora", referem. Na edição de 2009, está previsto o lançamento diário de livros editados por cá e o lançamento de uma obra destinada ao público infantil.

Mais BD

Na sequência do que aconteceu no ano anterior, a Banda Desenhada também terá um 'cantinho'especial, apadrinhado pela livraria Sétima Dimensão, que convidou novamente um desenhador internacional e vai voltar a promover as 24 horas de BD.

A 'Festa do Livro - Feira do Livro do Funchal' é um evento da responsabilidade da Câmara Municipal do Funchal, que vai na 35ª edição e é já um cartaz da cidade.

Sem comentários: