sexta-feira, 24 de abril de 2009

Musicando - CCB Os Dias da Música


Cerca de 400 músicos, dos quatro aos 80 anos, vão actuar a partir de hoje e até domingo nos 79 concertos da terceira edição de Os Dias da Música em Belém, sob o tema 'A Herança de Bach'.

No Centro Cultural de Belém (CCB), ultimam-se os preparativos para a maratona de concertos - que começará às 20h de hoje, com a actuação da English Chamber Orquestra e o pianista Fazil Say no concerto inaugural - e afinam-se os pianos que vão estar espalhados por várias áreas de passagem, à disposição do público.

Em declarações à Agência Lusa, Miguel Coelho, director do festival, sublinhou que o programa «é muito diversificado para abranger todo o tipo de público, desde compositores barrocos, clássicos e contemporâneos, e diversos estilos de música, desde a erudita ao jazz».

Até domingo serão apresentados 79 concertos em sete salas do CCB dedicados à vasta herança musical deixada há 250 anos pelo compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750).

«É um festival pensado para todos, mas em particular para os pais trazerem os filhos, e os filhos trazerem os pais», disse, acrescentando que as famílias são um especial alvo deste certame dedicado à música.

Vão apresentar-se desde grandes pianistas como Fasil Say e Uri Caine, muitos intérpretes e compositores portugueses de renome como Mário Laginha, Bernardo Sassetti, Jorge Moyano e Pedro Carneiro, até uma centena de jovens alunos de escolas de música de todo o país.

«Estive nos ensaios de uma classe de pequenos violoncelistas, e fiquei muito impressionado com crianças a tocar muito bem apenas com quatro anos», apontou. Miguel Coelho destacou ainda que no CCB vão estrear-se duas encomendas feitas a músicos portugueses - António Pinho Vargas e João Madureira - que criaram obras inspiradas em Bach.

Ainda no quadro das encomendas feitas propositadamente pelo CCB a compositores portugueses para os Dias da Música, está prevista a estreia de outras pequenas peças no âmbito do projecto Bach Bem Temperado.

Neste conjunto de compositores está uma parceria entre os contrabaixistas Carlos Bica e Carlos Barretto, o pianista João Paulo, e também o pianista Bernardo Sassetti, que terá 'carta branca' num concerto do festival.

Durante três dias, a herança de Bach estará no CCB através de orquestras estrangeiras como o King´s Consort e a Orquestra Sinfónica da Ucrânia, e de intérpretes como Hüseyin Sermet, Matthew Halls, Pieter Wispelwey, Kirill Troussov, Kenneth Weiss, Eldar Nebolsin, Sa Chen, Patrizia Kopatchinskaja e Simone Dinnerstein.

A Fábrica das Artes, serviço educativo do CCB, também acolherá o público infantil, juvenil e sénior para iniciativas que lhe serão dedicadas, como oficinas de música, dança, concertos com a actuação do Coro Infantil da Universidade de Lisboa, o Grupo de Percussão e a Classe de Violoncelos Suzuki, ambos do Conservatório Metropolitano de Música de Lisboa.

Este ano estão disponíveis 34.758 bilhetes - um pouco mais do que no ano passado porque há mais uma sala envolvida - a um preço entre os quatro e os oito euros, custando três euros a entrada no recinto, onde decorrerão concertos.

Lusa

Sem comentários: