sábado, 3 de outubro de 2009

Expondo - Teresa Lobo

Escreve Agostinho Silva no DN/Madeira de hoje:

A artista plástica Teresa Gonçalves Lobo, natural da Madeira, inaugura na próxima sexta-feira, 9 de Outubro, na capital austríaca, a sua exposição denominada 'Desenho', que vai estar patente em Viena durante um mês, no Instituto Cultural Francês.

Em declarações ao DIÁRIO, Teresa Lobo considera "óptimo" poder expor em Viena. "Porque se trata de uma cidade reconhecida pelo grande empenhamento cultural da sua população", justificou.

A artista madeirense está também convencida que trazer o seu trabalho até aqui é uma "grande responsabilidade", a que acresce o "facto de ter o apoio da Embaixada de Portugal em Viena, do Instituto Cultural Francês e da Associação Austro-Portuguesa. Os desenhos que estarão na exposição, felizmente, não sabem dessas responsabilidades", acrescenta.

Teresa Lobo revela ainda que a exposição consta de "cerca de 30 desenhos, que são o prolongamento do meu trabalho, são o prolongamento de mim." A apresentação da exposição da artista natural da Camacha, será feita por Arnold Mettnizer, uma figura de referência da sociedade artística em Viena. Apontamentos musicais de Norbert Trawoeger, a flauta, marcarão também a cerimónia de inauguração.

A presença de Teresa Gonçalves Lobo em Viena conta com o apoio da Associação Austro-Portuguesa, um organismo que está na dependência da Embaixada de Portugal na capital da Áustria.

O catálogo da artista madeirense inclui um texto de Tiago Krusse, que caracteriza a Arte de Teresa Lobo pela força dos seus traços e pela harmonia das suas composições abstractas. "Ela atrai e de seguida convoca-nos para uma viagem introspectiva, na qual trazemos para o presente as recordações boas e precisas que estão gravadas na nossa memória", acrescenta Krusse.

Para esta primeira exposição em Viena, a artista madeirense seleccionou 30 desenhos a tinta-da-china, carvão, pastel e lápis de cor e carvão. A inauguração, dentro de uma semana, integra o riquíssimo programa cultural da capital austríaca.

Do percurso Artístico de Teresa Lobo consta já uma extensa lista de exposições, desde a primeira, em 2004 na Câmara Municipal de Lisboa , a outras realizadas no país e no estrangeiro, em cidades como Almada, Caminha, Castelo Branco, Coimbra, Paris e Madrid, para além de já ter também exposto na Madeira (Centro das Artes 'Casa das Mudas') e no Porto Santo.

Sem comentários: