quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Musicando - Braguinha

Escreve Luís Rocha no DN/Madeira de hoje:

O director regional da Educação, Rui Anacleto, enalteceu ontem o trabalho realizado no Gabinete Coordenador de Educação Artística, dizendo esperar que as pessoas que ali estudam e trabalham continuem a preservar a cultura e a tradição madeirenses, em termos musicais. Este responsável falava no acto de lançamento de 'Cordofonias - Braguinha 1', uma nova edição dedicada aos instrumentos tradicionais madeirenses, um manual para aprendizagem da braguinha (também conhecida como machete). Conforme já divulgámos, a autoria e coordenação do manual é dos professores Roberto Moritz e Rodolfo Cró. Carlos Gonçalves, director do GCEA, sublinhou que ambos começaram a estudar no Gabinete ainda pequenos. Hoje, já adultos, contribuem para manter viva a tradição musical do arquipélago e para passar esse conhecimento aos jovens.

O director do Gabinete explicou ainda que este cordofone começou a chamar-se braguinha "porque foram pessoas que vieram de Braga, durante a colonização da Madeira, que o trouxeram". Já na ilha, o instrumento transformou-se, adquirindo outras particularidades. "Há vinte e tal anos atrás, a braguinha era tocada apenas por alguns idosos, nas zonas rurais (...) Nessa altura, sentimos a necessidade de preservar este instrumento, para que não se perdesse", salientou. Entre grupos de música tradicional como os Xarabanda, a actividade de construtores de instrumentos locais como Carlos Jorge e a actividade pedagógica desenvolvida pelo GCEA, o instrumento ressuscitou. E isso mesmo ficou ontem bem patente na actuação de diversos jovens alunos, nomeadamente Guilherme Fernandes, Eduardo Câmara, João Pedro e Beatriz Nunes, que interpretaram várias peças musicais, desde blues a temas populares.

Roberto Moritz descreveu, na oportunidade, o conteúdo do manual, que descreve detalhadamente o instrumento e o modo correcto de o tocar, incluindo múltiplos exercícios e actividades pedagógicas, e também várias peças musicais para serem tocadas na braguinha - desde músicas tradicionais até ao famoso 'Hino à Alegria', contido na 9ª Sinfonia de Ludwig van Beethoven.

O manual inclui ainda um CD de apoio, para estudo caseiro.

Sem comentários: