quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Musicando - Mudas Jazz Sessions

Escreve José Salvador no DN/Madeira de hoje:

Manter e, sobretudo, aumentar a qualidade das anteriores edições do 'Mudas Jazz Sessions', no auditório do Centro Artes, na Calheta é o objectivo do espectáculo, com alguns dos melhores músicos portugueses, agendado para as 22 horas do dia 31 de Outubro, sábado.

"Penso que será um grande concerto. Porque é uma enorme honra apresentar o Carlos Bica [contrabaixo], o mais internacional dos músicos portugueses no Centro das Artes", começou por declarar Marco Chaves, responsável pela programação.E acrescentou. "Tentamos manter e, se possível elevar o nível qualitativo dos conteúdos do 'Mudas Jazz Sessions'.

Já sobre o programa adiantou: "Na primeira parte, o pianista João Paulo Esteves da Silva fará a apresentação de 'White Works', o seu novo disco, onde se encontram diversos temas de Carlos Bica adaptados para piano".

"Esse trabalho, que será interpretado a solo por João Paulo Esteves da Silva, tem sido destacado pelos críticos de jazz", disse.

No que respeita à segunda fase do 'Mudas Jazz Sessions', estará em palco o projecto Happening que para além de João Paulo Esteves da Silva e Carlos Bica, que se desloca à Madeira para tocar com o colectivo, inclui outros credenciados músicos portugueses:"O Júlio Resende [piano], é uma nova força do jazz feito actualmente em Portugal. E é conhecido do público madeirense por ter aberto a recente edição do Funchal Jazz com a cantora Vânia Fernandes [no parque de Santa Catarina], destacou Marco Chaves. "E o João Lobo [bateria], residente em Bruxelas tem atravessado a Europa integrado em grupos de líderes de renome, de entre os quais se destaca o trompetista Enrico Rava [ músico que fez parte do programa da segunda edição do Xôpana Jazz realizado em 2008]", concluiu.

A sonoridade do projecto Happening centra-se na liberdade criativa de cada elemento em busca de beleza estética e as suas actuações são uma constante surpresa quer para a crítica especializada quer para o público. Espera-se, por via disso, um grande concerto do 'Mudas Jazz Sessions', uma iniciativa que tem apresentado no Centro das Artes- Casa das Mudas, importantes nomes nacionais e estrangeiros da música improvisada como por exemplo Paula Oliveira, Alexis Cuadrado, Bernardo Sassetti, a solo e com Mário Laginha e ainda Sheila Jordan, uma das lendas vivas do jazz.

Talento multifacetado

Carlos Bica é um dos poucos músicos portugueses de jazz reconhecido na Europa. Mas não é só nessa área que o contrabaixista e compositor se tem destacado na medida em que o seu nome está associado a trabalhos de nomes como Carlos do Carmo, Janita Salomé e José Mário Branco entre outros da música portuguesa.

Sem comentários: