sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Música - Madeira Dig (I)

O Madeira Dig vai aos poucos conseguindo ocupar um importante espaço no panorama da música e da arte digitais no que a Portugal diz respeito. Ele é, neste momento um dos mais importantes festivais que se realiza nesta área no nosso país.

Começaram ontem as "hostilidades" na Casa das Mudas com uma homenagem a Nam June Paik, o criador da vídeo-arte falecido em 2006. A partir das 10.00 horas da manhã, no Centro das Artes / Casa das Mudas e a rodar em loop contínuo numa projecção na parede do foyer do auditório do centro, estarão 4 projecções de Paik: Merce by Merce, A tribute to John Cage, Media Shuttle e ainda Global Groove. Isto durante os quatro dias do festival.

Para hoje temos às 21,30h o projecto BOIAR de Paulo Carapeto e José Soares. Os sons propagaram-se entre a República do Prakistao em Coimbra e Berlim. No percurso há uma banda sonora para o filme "The Tulse Luper Suitcase" integrado no projecto mais vasto com o mesmo nome, de Peter Greenaway. Da composição para a peça "Freiheit" representada em Leipzig, Torgau e Berlim, desliza-se para a recriação do mito "Fausto". Actualmente, o conceito refundado com João Santos e João Ricardo bóia noutras dimensões com as imagens de Hugo Olim.

Mais tarde, por volta das 22,30h sobe ao palco das Mudas ALOG, talvez o nome maior da nova música experimental norueguesa, misturando sonoridades electrónicas com instrumentos acústicos. A actuação destes nórdicos marca o início de uma colaboração entre a organização do Festival e o Ministério da Cultura Norueguês.

No final de tudo seguem-se por certo excelentes momentos de troca de ideias até às tantas na Pousada da Ponta do Sol - Quinta da Rochinha aberto a todos os que queiram participar.

Lá vos espero!

Sem comentários: