A estatueta dourada foi conquistada em 1952 e três anos mais tarde voltou a ser nomeado para o Óscar de Melhor Actor Secundário pelo seu padre Corrigan em 'Há Lodo no Cais', não conseguindo desta vez a vitória.
Traços comuns aos dois filmes foram o protagonista (Marlon Brando, que venceu o Óscar de Melhor Actor no ano em que Malden foi derrotado, invertendo-se o que acontecera com 'Um Eléctrico Chamado Desejo') e o realizador, Elia Kazan, que obteve o prémio mais desejado por 'Há Lodo no Cais'.
Além destes dois papéis, Karl Malden fica para a história do 'show business' pelo sucesso da série de televisão 'Ruas de São Francisco', do início dos anos 70, onde era um detective veterano ao lado de um jovem Michael Douglas.
Karl Malden foi o presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood entre 1989 e 1992, culminando uma carreira que começou no teatro.
Filho de dois imigrantes, um sérvio e uma checa, nasceu em Chicago em 1912. O seu nome de baptismo era Mladen Sekulovich e chegou a trabalhar como operário industrial.
Sem comentários:
Enviar um comentário