segunda-feira, 27 de julho de 2009

Resistindo - Persepolis 2.0

A Internet continua a ser um aliado para os críticos do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad. Agora, uma história em BD acaba de ganhar destaque na rede.

«Persépolis 2.0», disponível no site www.spreadpersepolis.com, é uma colagem de excertos do livro «Persépolis», autobiografia em BD da iraniana Marjane Satrapi, com novos diálogos. Nesta versão, os desenhos a preto e branco, com os traços da autora, recriam os dias de fúria no Irão após as eleições de 12 de Junho.

Composta em três partes, a BD foi criada por dois jovens, filhos de iranianos, que fotografaram excertos do livro, escreveram e colaram novos diálogos usando os programas Photoshop e Illustrator.

A dupla quis aproveitar o apelo da autora a fim de chamar a atenção para a situação do Irão. «Esta eleição deixou clara a militarização da política iraniana. Se foi 'roubada' ou não, não podemos dizer, mas a repressão violenta só serviu como combustível para a oposição», diz Sina, co-autor da história.

A história de «Persépolis 2.0» vai de 12 a 21 de Junho e mostra a euforia popular em torno da possibilidade de vitória de Mousavi, a revolta da população com o resultado oficial - que proclamou Ahmadinejad vencedor -, os levantes sociais e o uso da Internet para denunciar a repressão violenta.

A BD termina com a jovem Neda Agha-Soltan - que foi morta nos confrontos com a polícia e se tornou símbolo dos manifestantes - nos braços de Deus, com a mensagem: «Sua morte não foi em vão».

Ao lado, um aviso: «Espalhem a mensagem. Twitter, Facebook, e-mail».

http://www.flickr.com/photos/30950471@N03/sets/72157620466531333/show/

Sem comentários: