segunda-feira, 15 de junho de 2009

Cinema - Michael Moore "Save our CEOs"

O trailer do novo filme de Michael Moore, ainda sem título, foi exibido em algumas salas de cinema de Nova Iorque, Chicago e Los Angeles, nos EUA, na passada sexta-feira. O realizador é visto a pedir esmola para ajudar as grandes corporações internacionais.

Nas primeiras imagens da longa-metragem, gravada na capital norte-americana, Washington, e em Nova Iorque, na bolsa de valores, o cineasta faz referência à crise económica mundial, pedindo ajuda para ajudar os presidentes das grandes empresas multinacionais.

Nessa altura, alguns funcionários dos cinemas entraram nas salas com potes colectores de moedas, para que a plateia acedesse ao pedido de Moore, sempre polémico nos seus projectos, normalmente críticos à sociedade norte-americana. O filme deverá estrear a 2 de Outubro.

A longa-metragem vai tentar provar que foi a política financeira - particularmente a dos EUA - a grande responsável por esta grave crise económica. A situação é descrita pelo documentarista como o «maior roubo da história norte-americana».

Em Fevereiro, o cineasta divulgou um anúncio no seu site à procura de executivos de Wall Street, o centro financeiro dos EUA, que estivessem dispostos a denunciar a máquina financeira. «Você vai ajudar-me com o meu próximo filme?», perguntava o anúncio. Na altura, Moore explicou que procurava «pessoas corajosas que trabalhem em Wall Street ou na indústria financeira que estejam dispostas a partilhar o que sabem».


Sem comentários: