terça-feira, 30 de junho de 2009

Musicando - Concerto Dia da Região

Escreve João Filipe Pestana no DN/Madeira de hoje:



As comemorações do Dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses principiam com um concerto de abertura no Parque de Santa Catarina, hoje à noite, a partir das 21h30, protagonizado por uma Grande Orquestra de Sopros formada pela Banda Militar e pela Orquestra de Sopros do Gabinete Coordenador de Educação Artística (GCEA), com a participação do convidado especial e pianista Robert Andres.

O evento musical ao ar livre e de entrada livre será composto por cinco obras (ver programa no destaque à direita), duas das quais especiais para Robert Andres, conforme explicou. "Tocar os dois temas ['Warsaw Concerto' e 'Rhapsody in blue'], é para mim a concretização de um sonho, porque conheci o 'Warsaw Concerto' há muito tempo, mas nunca tive oportunidade de o tocar, e a 'Rhapsody in blue' toquei-a há 30 anos na versão de piano a solo, mas também nunca com uma orquestra", realçou o músico.

"São duas obras que têm piano como solista e são muito bem conhecidas, se bem que a primeira - eu acho que praticamente quase toda a gente conhece o tema - mas desconhece o título e o compositor, que é o 'Concerto de Varsóvia', composto como parte de banda sonora de um filme, mas a película não sobreviveu, apenas a música (...) A outra obra, precisamente a que fecha o concerto, praticamente não precisa de introdução, que é uma obra que as pessoas gostam sempre de ouvir. (...) No entanto, fizemos uma tentativa de arranjo para sopros, aproximando-nos dos andamentos e do espírito original tal como o conhecemos nas suas gravações", adiantou.

Apesar dos ensaios terem sido complicados "em termos acústicos, perante o espaço onde se desenvolveram", salienta que foi feito o possível para estar tudo preparado para hoje, menos a parte do equilíbrio acústico, que foi testado no ensaio geral de ontem à noite.

Programa composto por cinco obras

1 - 'Triumphal Prelude' (Abertura), de Thomas Doss. Terá direcção do professor Lino Fernandes. Trata-se de uma obra encomendada para celebrar o centenário da fundação da Orquestra de Sopros de Heiden na Alemanha. É uma obra ideal para iniciar um programa de concerto. O desenvolvimento é cintilante, com os metais evoluindo tematicamente sobre um fundo luminoso, suportado pelas madeiras. A obra transmite um entusiasmo ao público.

2 - 'Sol Invictus' (Quadro Descritivo), de João Miguel Cupido. Terá direcção do capitão João Basílio. Através da paleta sonora arquitectada para este concerto, serão dadas asas ao imaginário para interpretar os detalhes descritivos da obra que descreve o dia do nascimento do Sol.

3 - 'Warsaw Concerto', de Richard Addinsell, com arranjo de Willy Hautvast. Robert Andres estará ao piano. Terá direcção do capitão João Basílio. É uma obra para piano, escrita para o filme 'Dangerous Moonlight' de Brian Hurst.

4 - 'The Porgy and Bess Collection', de George Gershwin, com arranjo de Marcel Peeters. A direcção será do professor Lino Fernandes. É uma opera em três actos.

5 - 'Rhapsody in blue', de George Gershwin, com arranjo de Thomas Verrier. Ao piano estará Robert Andres. A direcção será do capitão João Basílio.

Sem comentários: