
Acaba de sair o novo número da revista cultural 'Islenha', editada pela Direcção Regional dos Assuntos Culturais (DRAC), que assume como tema de capa um artigo de Helena Rebelo e Naidea Nunes, docentes da UMa, que enfatizam a importância do projecto do 'Atlas Linguístico-Etnográfico da Madeira e do Porto Santo' na linguística e na etnografia da Região. Este Atlas, esclarecem as autoras do artigo, resulta, em primeira instância, das gravações efectuadas no arquipélago pela equipa do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa para o 'Atlas Linguístico Etnográfico de Portugal e da Galiza'. O Atlas da Madeira e do Porto Santo será constituído por nove volumes temáticos. Esta investigação linguística é aqui referida, sendo realçado o seu interesse lexical e fonético, e o papel de "repositório da herança linguística e da tradição etnográfica do povo da Região Autónoma da Madeira".
Neste número 44 da 'Islenha', José Pedro Serra, da Universidade de Lisboa, assina também um artigo intitulado 'A Saudade: Memória e Desejo na Modulação da Alma', em que aborda tanto a etimologia da palavra como a configuração semântica com que surge e se desenvolve na literatura portuguesa, traçando ainda as características de uma consciência saudosa e buscando elaborar uma filosofia, "mais propriamente de uma metafísica, a partir da 'saudade'".
Paulo Drummond Braga, da Escola Superior de Educação Almeida Garrett (Lisboa), assina um texto intitulado 'Instruir e Educar na Madeira (1844-1859, analisando os ensinos primário e liceal, bem como a Escola Médico-Cirúrgica do Funchal. Já João de Araújo Brito Câmara entra no campo biográfico, ao debruçar-se sobre 'Uma vida agitada: o primeiro Cônsul-Geral de Portugal em Boston, Francisco Vicente Espinosa da Câmara Perestrelo (1788-1834). 'Os Cônsules Americanos na Madeira e a Saga Naval de 1864', por outro lado, é o tema do artigo de Joseph Donald Silva, professor emérito da Universidade de New Hampshire.
Marcelino de Castro, responsável pela 'Islenha', assina dois artigos: 'Sant'Anna Dionísio e a Defesa do Ensino Superior Universitário na Madeira', e uma recensão ao livro 'José Pereira da Costa: Um Homem das Ilhas' (entrevistado por Francisco Gomes).
'A Igreja Portuguesa e as Invasões Francesas: uma crise na Crise' é um texto de Fernando Cristóvão, do Centro de Literaturas de Expressão Portuguesa da Universidade de Lisboa; e Duarte Mendonça, da Biblioteca Municipal do Funchal, escreve sobre 'O Alliciador', de João d'Andrade Corvo. A emigração para Demerara na literatura de proscénio'.
Já Élvio Melim de Sousa, da Divisão de Museus Municipais da Câmara Municipal de Sintra, aborda, num artigo de sua autoria, o escultor Anjos Teixeira.
João Lizardo tece 'Algumas observações sobre a primitiva Fortaleza de Baçaim e as persistências 'manuelinas' na Arquitectura da Expansão'. Carlos Valente, da UMa, faz uma recensão a 'O Funchal na Obra de Max Römer, 1922/1960', coordenada por Rui Camacho, e Manuela Marques, da DRAC, comenta o livro 'Receitas com Mel de Cana', de Octávio Freitas.
Sem comentários:
Enviar um comentário