terça-feira, 3 de março de 2009

Cinema - Festival Montreal en Lumière

Portugal vai ser o país em foco na edição de 2010 do famoso "Festival Montreal en Lumière", que este ano captou uma audiência de 750 mil pessoas naquela cidade canadiana.
O anúncio foi feito ontem pelo presidente e fundador do festival, Alain Simard, numa conferência de imprensa sobre o encerramento da edição deste ano, decorrida entre 19 Fevereiro e 01 de Março.
O "Festival Montreal en Lumière" (Montreal Iluminada) é o maior evento cultural e de gastronomia e vinhos promovido durante o Inverno naquela cidade, culminando sempre com a denominada "Noite Branca", na qual se oferecem espectáculos contínuos pela noite dentro.
Neste momento, segundo os responsáveis da organização, ano estão já a decorrer negociações com as autoridades portuguesas para a preparação das acções do próximo ano.
Em declarações à Lusa, a vereadora portuguesa da Câmara de Montreal, Isabel dos Santos, enalteceu que esta é "uma grande oportunidade para a visibilidade de Portugal e para promover a imagem do país quer do ponto de vista comercial como turístico".
"Como vereadora de origem portuguesa não posso deixar de aplaudir esta ideia de o festival escolher Portugal como convidado vedeta para o próximo ano", adiantou Isabel dos Santos. "Seria interessante que o festival concluísse uma colaboração com Portugal com vista a promover melhor o nosso país".
Por sua vez, o cônsul de Portugal em Montreal, Carlos Oliveira, expressou à Lusa satisfação pelo "interesse manifestado pela cidade de Montreal em torno de Portugal para o festival. Estou certo de que irá suscitar o apoio da comunidade portuguesa aqui residente". O diplomata declinou, por ora, fornecer informações acerca do andamento das negociações entre a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e os organizadores montrealenses.
Com um orçamento anual na ordem dos 6,5 milhões de dólares canadianos (cerca de quatro milhões de euros), subsidiado na maior parte pelos governos provincial e federal, este festival de Montreal celebrou este ano a 10.ª edição, tendo como vedeta a cidade de Paris.
A ideia da escolha de Portugal para estar em foco no festival partiu, há anos, do presidente executivo cessante do evento, Michel Labrecque, que, além de ser vereador municipal pelo bairro do Plateau Mont-Royal, irá assumir em breve a presidência da empresa de transportes públicos de Montreal, a STM.
Isabel dos Santos e Michel Labrecque são colegas vereadores pelo mesmo bairro em Montreal.
A edição de 2010 deste certame irá decorrer entre 18 e 28 de Fevereiro.
Lusa

Sem comentários: