sábado, 7 de março de 2009

Musicando - Luis Villas-Boas

O Hot Clube de Portugal (HCP), em Lisboa, presta homenagem ao seu fundador, Luiz Villas-Boas, com um concerto na terça-feira, dia em que passam dez anos da morte do divulgado.

A homenagem será prestada pela Big Band do Hot Clube, sob a direcção de Pedro Moreira, com as cantoras Maria João, Paula Oliveira e Marta Hugon e com um repertório assente nos standards de jazz dos anos 1940 e 1950.

Na ocasião serão ainda entregues as medalhas de honra atribuídas pela Sociedade Portuguesa de Autores ao Hot Clube de Portugal e, a título póstumo, a Villas-Boas, pelo contributo para a divulgação do jazz.

Luiz Villas-Boas, que morreu a 10 de Março de 1999 aos 75 anos, foi um dos mais importantes divulgadores de jazz em Portugal e esteve na génese do primeiro clube de jazz português, o Hot Clube de Portugal, fundado há 61 anos.

Além de ter fundado o HCP, localizado hoje numa pequena cave num prédio na Praça da Alegria, Luiz Villas-Boas foi ainda responsável pelo primeiro programa de jazz numa rádio portuguesa, também intitulado Hot Clube.

Foi ainda promotor de dezenas de concertos de jazz em Portugal, organizou em 1971 o primeiro Festival de Jazz de Cascais, fez programas de televisão, crítica musical na revista Down Beat e produção discográfica sempre em torno do jazz.

Deixou um espólio de milhares de discos, livros, cartazes, guiões de programas radiofónicos, bobines de gravação e fotografias que aguardam utilização numa futura Casa do Jazz, associada ao Hot Clube de Portugal.

Lusa

Sem comentários: