Como será o dia-a-dia das estrelas? O que será que comem, bebem, que livros lêem, que música ouvem? Terão um quotidiano cheio de desafios excitantes? De viagens cansativas e diferentes fusos horários? Há uma nova janela para responder a estas perguntas: o Twitter.
Como em todos os sites ou serviços de redes sociais antes dele, desde um clássico blogue a um MySpace ou Facebook, nem sempre é a pessoa representada que escreve os tweets (as mensagens do Twitter). Mas muitas vezes, mais vezes talvez até do que poderíamos esperar, é mesmo o cantor/cantora/actor/actriz que coloca no fluxo de informação do Twitter farrapos do seu dia, o que está a fazer, comer, ler, ouvir ou pensar. Basta ver os índices do twitterholic.com (mede quem envia mais tweets em cada dia) para ver várias estrelas reais: o actor (e marido de Demi Moore) Ashton Kutcher, o comediante Jimmy Fallon (que substituiu, no início do mês, Connan O'Brien no programa Late Night with... da estação de televisão americana NBC), o actor britânico Stephen Fry ou o basquetebolista Shaquille O'Neal.
O Twitter é um serviço de rede social com base num site, descrito como microblogging, que permite a disseminação, em tempo real, de mensagens com um limite máximo de 140 caracteres; as mensagens podem ser enviadas ou recebidas por SMS, em telemóveis ou PDAs com acesso à Internet, para além de aparecerem no próprio site, no perfil do utilizador e de quem o seguir. E é inevitável: a primeira vez que se vê aqui uma celebridade pensa-se logo que não é mesmo ela - ou então que tem uma equipa a escrever os tweets.
Tina Fey, que ganhou uma projecção enorme nas últimas eleições americanas com a sua imitação de Sarah Palin no Saturday Night Live, disse recentemente: "Quem quer que escreva a minha página no Twitter tem muita piada. Mas não sou eu." Sabe-se que Britney Spears tem uma equipa - diz-se que ela escreve "ocasionalmente". Mas muitas contas de Twitter mostram demasiados pensamentos vazios por hora, demasiados comentários despretensiosos e não especialmente engraçados para serem obra de uma equipa.
Shaquille O'Neal começou a sua odisseia no Twitter depois de descobrir um impostor que tinha uma conta com o seu nome e foto. Em vez de processá-lo, resolveu desmascará-lo colocando no Twitter o perfil de the real Shaq e alimentando-o profusamente.
Eles em casa! E em Berlim!
O que partilham os famosos? Um pouco de tudo. As mensagens de 140 caracteres podem ser entediantes - quem quer ler sete ou oito tweets sobre o jejum espiritual de P. Diddy ou quem quer ler sobre a terrível indecisão entre fazer um cheesecake ou um bolo de limão de Lily Allen? - mas o poder de atracção das estrelas ultrapassa esse pormenor. E muitas dão material para isso, como o casal Ashton Kutcher-Demi Moore que vão lançando, através do Twitter, fotos e vídeos on-line - Eles em casa! Eles em Berlim! - ou Shaquille O'Neal, que faz por vezes um jogo com os seus seguidores anunciando, através de uma mensagem (via telemóvel), que está numa dada zona e quem o encontrar primeiro ou disser o local exacto ganha um prémio: normalmente bilhetes para jogos.
Quem quiser uma página com uma directoria de celebridades americanas ou internacionais pode usar o celebritytweet.com, onde é possível acompanhar os tweets das personalidades públicas (no Twitter "seguem-se" pessoas, no Celebrity Twitter "perseguem-se" as estrelas). A lista é uma miscelânea. Está lá Karl Rove, o comentador e antigo estratega do ex-Presidente George W. Bush, que tanto faz links para artigos que escreveu em jornais como põe alertas de uma bicicleta que alguém que conhece perdeu. Está lá o ciclista Lance Armstrong (agora está a dar uma entrevista, há pouco estava a ouvir Radiohead no quarto do hotel). Está lá Diablo Cody (que escreveu o argumento do filme Juno e comenta o filme que acabou de ver ou anuncia que pintou o cabelo de vermelho e parece "pelo menos cinco meses mais nova").
Também lá está o escritor-fabricante-de-best-sellers Paulo Coelho (que pode falar de críticas aos seus livros, do seu novo podómetro ou de um artigo no diário israelita Ha'aretz acerca da guerra em Gaza). O celebritytweet mostra ainda as "hipóteses de amizade" dos utilizadores comuns com a estrela em causa: "Excelent!" (o escritor Paulo Coelho, a argumentista Diablo Cody); "Dream on!" (o jogador dos Phoenix Suns Shaquille O'Neal, o cantor Sean "P. Diddy" Combs); ou "No Way" (a cantora Imogen Heap, o comentador Karl Rove).
Entre as primeiras grandes celebridades a aparecer no Twitter e a colocar frases realmente suas está o britânico Stephen Fry. Algumas palavras? "Arse, poo and widdle" - que, se tivermos mesmo de traduzir, será "rabo, cocó e chichi". Fry escreveu o chorrilho à laia de desabafo: estava aborrecido por ter ficado preso num elevador e usou o seu telemóvel para partilhar o momento com o mundo.
E as revistas cor-de-rosa?
A facilidade de uso do telemóvel e a capacidade fotográfica dos aparelhos fazem com que possamos ter acesso a alguns instantâneos da vida de certas celebridades, desde a pizza e cerveja de Ashton Kutcher ao bolo de chocolate que a cantora Lily Allen está a comer na cama ("nojento em retrospectiva, delicioso na altura", comenta a cantora) ou à vista do seu quarto de hotel em Sydney ("via-se a ópera").
Há ainda quem use o Twitter para se vingar dos paparazzi: Mrs. Kutcher (sim, é Demi Moore) mostra uma foto de um com a legenda: "Hey paparazzi say hello to your mother for me." Nos comentários, a teoria de que o Twitter vai prejudicar a imprensa cor-de-rosa. "Corta o intermediário", diz também Demi Moore.
O uso do webservice pode ser mais profissional - Jimmy Fallon já usou o Twitter para sugestões de questões vindas de outros twiteiros à actriz Cameron Diaz no seu primeiro mês do Late Night with"; ou mais pessoal - a actriz Mischa Barton confessava o rompimento com o namorado e a cantora Eryka Baduh anunciou o nascimento do filho no Twitter (na verdade foi o marido que foi descrevendo, na sua conta no Twitter, a sucessão de acontecimentos). Por vezes, raras vezes, pode ser a estrela a querer falar com um qualquer cidadão comum: no início desta semana, Demi Moore twitava sobre uma mulher que queria fazer uma cirurgia plástica. "Gostaria de poder contactar esta mulher, Lisa Connell, que quer fazer uma operação para ficar parecida comigo e tentar convencê-la a não o fazer! Ela é uma rapariga linda!"
Maria João Guimarães in Ípsilon
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