domingo, 8 de março de 2009

Dançando - Dançando com a Diferença

Escreve Paula Henriques no DN/Madeira de hoje sobre este fantástico grupo:

Chama-se 'Grotox' a nova produção que o grupo de dança inclusiva Dançando com a Diferença vai levar ao Porto. A coreografia assinada pelo director artístico Henrique Amoedo estreia no dia 9 de Abril na Sala Suggia, considerada como o coração da Casa da Música, um espaço referência na cidade invicta e no país.

Inserido no festival 'Ao Alcance de Todos 2009/Música, Tecnologia e Necessidades Especiais', 'Grotox' é o encontro entre a dança inclusiva do Grupo Dançando com a Diferença, o vídeo de Paulo Américo e a música, criada por músicos que habitualmente colaboram com com o Serviço Educativo da Casa da Música, os do Factor E e os 5ª Punkada, adianta a formação madeirense, que aceitou a proposta do Serviço Educativo para produzir o novo trabalho. A direcção musical é de Paulo Maria Rodrigues. O 5ª Punkada, da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, é também um grupo inclusivo que se dedica à música e que aqui se apresenta com cinco elementos (Fátima Pinho, Fausto Sousa, Márcio Reis, Ricardo Sousa e Paulo Jacob). Produz temas originais de pop, rock e funk. O Factor E é a equipa responsável pela criação e implementação de propostas educativas para o espaço cultural, um grupo transdisciplinar, permeável à inovação, que pensa a música para além das fronteiras tradicionais, define o sítio da Casa da Música.

De destacar ainda a participação em 'Grotox' da dupla de fotógrafos madeirenses Ddiarte (Diamantino Jesus e José Diogo) e de Maurício Freitas, responsável pelo desenho de luz e figurinos nesta nova produção, que conta em palco com os bailarinos António José Freitas, Bárbara Matos, Joana Caetano, José Manuel Figueira, Juliana Andrade, Luísa Aguiar, Ricardo Mendes, Sofia Marote, Sónia Gouveia, Telmo Ferreira e Teresa Martins.

Apresentar rumos

O festival 'Ao Alcance de Todos 2009/Música, Tecnologia e Necessidades Especiais' realiza-se entre os dias 7 e 11 de Abril. É um espaço para apresentar novos projectos inclusivos, para mostrar a música enquanto instrumento de reabilitação, comunicação e integração, para derrubar fronteiras e ir mais longe, apontando caminhos: "Nestes projectos existe, normalmente, uma componente de inovação muito forte, porque se torna necessário criar formas alternativas de fazer música e romper com os paradigmas convencionais. Algumas destas inovações terão aplicações fora deste contexto e definirão novos rumos nos actos de fazer e criar música".

'Ao Alcance de Todos 2009' é para o público em geral, mas sobretudo desenhado para os cidadãos com necessidades especiais profissionais que lidam com a diferença. Oferece uma componente de espectáculo e outra de formação, com workshops e conferências.

'Grotox' marca o regresso de Henrique Amoedo à coreografia no Dançando com a Diferença.

1 comentário:

Scherzan disse...

Infelizmente um grupo alvo da negligência saloia por parte de alguns pseudo-governantes e responsáveis culturais.
Assim que os grupos mudam a sua residência para o continente para poderem usufruir de programas honestos de apoio à cultura, ficam assustados por perderem mais um tacho.
Quando é que esta região respirará um ar leve e saudável?