segunda-feira, 9 de março de 2009

Teatrando - Sofia Escobar

Escreve o Correio da Manhã pela mão de Dina Gusmão:

Sofia Escobar, a actriz portuguesa candidata ao Prémio Laurence Olivier na categoria de Melhor Actriz de Teatro Musical, pela sua ‘Maria’ de ‘West Side Story’, não venceu o prestigiado galardão.
Na corrida aos mais importantes prémios de teatro britânicos, atribuídos ontem em Londres, estavam actrizes mais experientes e populares em terras de Sua Majestade, como Kathryn Evans (‘Sunset Boulevard’), Ruthie Henshall (‘Marguerite’), Elena Roger (‘Piaf’) ou Emma Williams (‘Zorro’). A vitória coube à argentina Elena Roger pelo seu papel como ‘Edith Piaf’.

Apesar da derrota, Sofia Escobar pode orgulhar-se. A nomeação é uma vitória para a jovem (28 anos) de Guimarães, que abandonou a cidade natal há três anos para estudar Artes Performativas em Londres. Como tantos outros estudantes, entre uma aula de Música e outra de Interpretação, Sofia Escobar respondeu a um anúncio de jornal para o papel de ‘Christine’, a protagonista do musical ‘O Fantasma da Ópera’. Resultado: foi contratada como suplente após oito meses de provas e audições. Estava dado o primeiro passo no caminho do reconhecimento, que acabou por chegar em ‘West Side Story’. A sua interpretação valeu-lhe a distinção de Melhor Actriz de Teatro Musical nos prémios Watsonstage, um concurso público on-line. Um reconhecimento que não chegou para conquistar o maior prémio do teatro britânico.

Para Sofia Escobar, porém, "o importante foi ser reconhecida por todos. Críticos e público, mas pelos críticos, no caso do Olivier, estava muito além das minhas expectativas", disse quando soube da nomeação.

1 comentário:

Anónimo disse...

¡Olá! a tempos que tinha já em conhecimento do talento desta "miuda" lá na Inglaterra, máis nao da sua nominaçao, foi pena nao haber ganhado, mais ainda e algo jovem e taín tempos de sobra para apanhar exitos no futuro.