terça-feira, 24 de março de 2009

Musicando - Teiskon Mieslaulajat

Ainda no DN de hoje e pela mão de Catanho Fernandes pode ler-se:

O coro masculino Teiskon Mieslaulajat, da cidade de Tampere, na Finlândia, vai fazer duas apresentações no Funchal durante esta semana.

A primeira será hoje na Igreja do Colégio, com início pelas 20h30, com acesso livre. A segunda terá lugar no Museu de Electricidade/Casa da Luz, na quinta-feira, dia 26, com início pelas 20 horas.

Este coro finlandês foi fundado há cerca de 50 anos na terceira maior cidade da Finlândia, por iniciativa das congregações evangélicas luteranas, sendo hoje o segundo agrupamento do género mais importante de Tampere. Nos últimos dez anos passou por importantes desenvolvimentos, criando inclusive algumas outras valências artísticas, nomeadamente em peças teatrais e outros eventos musicais, em que participam também os familiares dos coralistas.

O Coro Teiskon Mieslaulajat apresentará esta noite na Igreja do Colégio um repertório constituído por músicas espirituais num concerto de cerca de 40 minutos. Este grupo tem tido ao longo da sua história uma presença frequente nos mais importantes eventos religiosos de Tampere, além de actuações em outras cidades finlandesas, e no estrangeiro, onde o grupo se desloca a expensas dos seus membros. Anteriormente actuaram na Suécia, Estónia e na Espanha. Desde o ano passado que tinham escolhido a Madeira, onde se deslocaram cerca de 140 pessoas. A maior parte dos artistas, todos eles amadores, fazem-se acompanhar por familiares.

O coro é dirigido pelo maestro Tuomas Laatu, conhecido intérprete de música espiritual. O seu talento como barítono é muito apreciado no Norte da Europa, onde tem sido protagonista de diversa óperas e solos em serviços religiosos. É cantor e organista residente da Catedral de Tampere.

O espectáculo da quinta-feira, dia 26, no Museu de Electricidade terá entradas pagas (7,5 euros por pessoa) e será diferente do da Igreja do Colégio. Será um 'show' musical, com algumas partes teatralizadas e com música ligeira, bem diferente do que será realizado hoje na Igreja do Colégio.

Sem comentários: