sábado, 6 de junho de 2009

Cinema - Site The Auteurs

O site The Auteurs dá aos cinéfilos aquilo que não conseguem ver com qualidade em mais nenhum recanto da Internet, mais virada para o mainstream: filmes que rodam pelo circuito internacional, clássicos mais alternativos, “pérolas” estreadas apenas em festivais de cinema, documentários, filmes experimentais, cinema de autor... Tudo isto em vídeo de alta qualidade e com preços por streaming a rondar os 3,5 euros.

A quantidade de filmes disponíveis varia em função da região em que está cada utilizador, mas inclui, desde já, para Portugal, clássicos como “Caro Diário” (Nanni Moretti), “Mulholland Dr.” (David Lynch) e “Dogville” (Lars Von Trier), e ainda os portugueses “Body Rice” (Hugo Vieira da Silva), “O Fatalista” (João Botelho) e “Transe”, de Teresa Villaverde.

O site é um novo projecto nascido em Silicon Valley que fornece video-on-demand aos cinéfilos mais exigentes, conseguindo igualmente agradar aos puristas do som (com Dolby surround) e da imagem, ao enviar os ficheiros comprimidos para os PC’s (desde que equipados com Flash), a uma velocidade quase instantânea e em alta qualidade.

“A nossa empresa é a combinação entre ‘geeks’ de filmes e ‘totós’ do audiovisual”, descreveu Efe Cakarel, o fundador da empresa, citado pela “Wired”. “Mesmo que um dos filmes que nós disponibilizamos esteja acessível noutro site, não será a mesma coisa, por causa da mais-valia que os nossos técnicos dão à compressão dos ficheiros”.

O site oferece actualmente centenas de títulos, oriundos de cerca de 30 países, mas planeia expandir até aos milhares o número de filmes disponíveis até ao final do ano. Para aceder aos filmes, basta que o utilizador se registe no site e escolha qual o filme a ver. Depois de pagar, o filme fica disponível, estando limitado o número de vezes que um utilizador o pode ver. O ficheiro não poderá ser descarregado para o disco duro, como forma de evitar a pirataria.

Há duas semanas, o realizador norte-americano Martin Scorsese uniu os esforços da sua organização – a World Cinema Foundation, responsável por recuperar e restaurar filmes antigos – à tecnologia disponibilizada pelo The Auteurs, a fim de que possam, no futuro, pôr à disposição dos internautas cerca de 3000 filmes, todos eles com prémios e excelentes críticas na “bagagem”. Outros parceiros desta cinemateca online são o americano The Criterion Collection, a europeia Celluloid Dreams e a argentina Costa Films.

Susana Almeida Ribeiro in Público

Link aqui: http://www.theauteurs.com/

1 comentário:

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Amigo Nuno,

Adorei o site! Já criei um perfil e tudo!

Obrigado pela excelenmte recomendação!

Abraço!