segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Lendo - António Lobo Antunes

Agora que se aproxima dos 30 anos de vida literária, António Lobo Antunes confessou que vai escrever apenas mais um livro para arredondar a sua obra. Depois deste último não sabe se vai voltar a escrever, mas para ele, só sabe que não escreverá mais nada para publicar: «acabam os romances, as crónicas, a minha voz não se ouvirá mais».
Em entrevista ao Diário de Notícias, António Lobo Antunes confessou, agora que faz 30 anos de vida literária: «Mais dois anos e calo-me. Calo-me de vez, já chega. Só queria deixas a obra redonda».
O escritor não sabe se vai escrever mais, ou não, só sabe que não vai publicar mais nenhum livro. «Vou publicar este livro que acabei agora e escrever um último livro – Que Cavalos São Aqueles Que Fazem Sombra no Mar - para arredondar a obra. Quando sair esse livro, que eu penso que me levará dois anos de trabalho, acabam os romances, acabam as crónicas, acaba tudo e não publico mais nada. A minha voz falada ou escrita já não se ouvirá mais», confessou Lobo Antunes durante a entrevista.
O arredondamento da obra é de facto a explicação para não prosseguir com a publicação de mais obras. «Não faz sentido continuar», disse. Lobo Antunes diz que gostava de voltar a ser como era na adolescência, quando «escrevia, corrigia e depois destrui-a. Depois fazia outro, corrigia e destrui-a». Depois destes dois anos, quando já terá terminado o livro que completa a sua obra, o escritor pretende continuar a viver em Portugal.
Quanto ao livro que aí vem confessou, durante a entrevista ao DN, que é um livro «para dar um trabalhão à crítica», e quanto ao que ainda está por escrever, é esperar. Não garante que o vá escrever para publicar mas «fica a promessa de que sim» e «aguarde-se mais uns dias».

Sem comentários: