segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Premiando - BAFTA

Os BAFTA distinguiram «Quem Quer Ser Bilionário?», do britânico Danny Boyle, como melhor filme e atribuiu os prémios de melhor actor a Mickey Rourke e de melhor actriz a Kate Winslet.
«Quem Quer Ser Bilionário», grande vencedor dos Globos de Ouro, voltou a confirmar a sua posição de forte candidato aos Óscares no próximo dia 22 de Fevereiro, depois de hoje ter ganho sete BAFTA (British Academy of Film and Television Arts).
Na cerimónia realizada em Londres coube a Mick Jagger entregar um dos BAFTA cineasta britânico Danny Boyle, pela realização de «Quem Quer ser bilionário?», um filme que conta a história de um jovem analfabeto à beira de vencer um concurso de televisão que o transformará num milionário.
O filme, rodado nos subúrbios pobres de Bombaim, foi o grande vencedor da noite ao arrecadar os prémios da academia britânica para melhor realizador, argumento adaptado, música, fotografia, montagem e efeitos sonoros.
«O Curioso Caso de Benjamin Button», de David Fincher, que também estava nomeado para 11 categorias, obteve apenas três prémios da acdemia britânica: desenho, efeitos especiais e cabeleireiro e maquilhagem.
O prémio para melhor actriz foi atribuído a Kate Winslet pela sua participação em «O Leitor», no qual a britânica interpreta o papel de uma guarda num campo de concentração.
Após 14 anos afastado do cinema, Mickey Rourke foi esta noite escolhido como melhor actor, depois de ter ganho um Globo de Ouro, continuando assim a ser um forte candidato aos Oscares.
A escolha por Rourke deixou para trás Sean Penn, que faz de político homossexual em «Milk», Brad Pitt pelo «Estranho Caso de Benjamin Button», Frank Langella («Frost/Nixon») e o jovem Dev Patel, protagonista de «Quem quer Ser Bilionário?».
Penélope Cruz foi outra das galardoadas pelo seu desempenho em «Vicky Cristina Barcelona», de Woody Allen, que lhe valeu o prémio de melhor actriz secundária.
Na corrida ao BAFTA nesta categoria estavam também Marisa Tomei com o filme «The Wrestler«, Amy Adams que desempenhou um papel em «Doubt», Freida Pinto pela sua participação em «Quem Quer Ser Bilionário?» e Tilda Swinton, por «Destruir Depois de Ler», dos irmãos Coen.
A noite foi ainda de homenagem ao australiano Heath Ledger que recebeu um prémio póstumo pela sua participação em «O Cavaleiro das Trevas».
«Wall-E» venceu a melhor película de animação.
A película francesa «Il y a longtemps que je t´aime», de Philippe Claudel, recebeu o prémio para melhor filme estrangeiro.
Lusa / Nuno Morna

Sem comentários: