quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Musicando - Workshops Madeira Dig


Workshops de Guitarra e Live Sampling

Na edição de 2008, o Madeira Dig irá organizar em conjunto com os músicos e formadores Vítor Joaquim e Nuno Rebelo, dois workshops sobre live sampling e guitarra eléctrica para jovens músicos madeirenses.

DATAS
2, 3, 4, 5, 6 de Dezembro 2008

LOCAL
Universidade da Madeira

HORÁRIO
Laptops: 10.00 – 16.00 (1 hora para almoço)
Guitarras: 15.00 – 20:00

VAGAS
Até 20 participantes (10 por cada tema)

INSCRIÇÕES
Enviar mail com Curriculum Vitae resumido para mmarques@almasud.com ou rafael@almasud.com

Cada inscrição tem um custo de 25 euros por pessoa e por workshop


OBJECTIVOS
É intenção primeira deste workshop, levar o participante à descoberta dos seus potenciais criativos numa viagem em que a abordagem dos materiais e a relação com o grupo é tão ou mais importante que a técnica de instrumento.
O fim deste Workshop, não é pois, procurar o domínio técnico do instrumento, mas sim a descoberta de possibilidades de relacionamento entre a criatividade individual e a criatividade em grupo, conduzidas com base na improvisação e na exploração das tecnologias disponíveis.
O domínio virtuoso de um instrumento, nada representa quando o intérprete não tem intenções, não exerce a criatividade e se limita a um relacionamento teórico e mecânico com a interpretação musical.
O workshop será conduzido com base numa grelha pré estabelecida de exercícios, procurando estímulos nas constantes dúvidas e problemas dos participantes, num jogo de interactividade.
Genericamente, o processo será desencadeado com base em pedidos de trabalho -estímulos fornecidos. A esses estímulos corresponderão reacções por parte dos participantes que muito rapidamente desencadearão estímulos noutros participantes, criando assim uma cadeia sonora de inter dependências.
Tomando como referência determinadas passagens musicais, os formadores procurarão a seu tempo, fazer incursões teóricas sobre produção e engenharia de som que se tornam assim, plenamente justificadas num contexto criativo. Desta forma, encontramos redobrada a atenção do participante.
Documentários sobre autores modernos pontuarão regularmente o desenvolvimento dos trabalhos introduzindo assim alguma modulação na sensibilidade dos participantes.
Por mais que se force a aprendizagem, nada supera a validade de conhecimentos e a segurança que resultam da confrontação dos materiais com as técnicas. Muitas vezes, são mesmo as limitações criadas com o manuseamento da tecnologia o estímulo mais forte em todo o processo criativo.
Não é possível haver consolidação de conhecimentos sem experimentação, assim como não é possível haver experimentação sem motivação. E esta sem abertura de ideias.
- Vitor Joaquim


PERCURSOS
Abordagem geral e não hierarquizada à história, métodos e linguagens da improvisação musical.
A improvisação estruturada. Métodos.
A improvisação livre e Composição instantânea.
Factores de coordenação no trabalho de improvisação em grupo.
O trabalho de improvisação a solo.
Estratégias para improvisações “site specific”.
A escolha do instrumento e as técnica personalizada - “estilo”.
O vocabulário derivado das possíveis adaptações físicas do instrumento.

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