domingo, 26 de outubro de 2008

Teatrando - De Homem para Homem

Uma das mais fascinantes actrizes portuguesas vem até nós. Marquem já na agenda as datas e, por favor, não percam esta peça de teatro.
No DN/Madeira de hoje pode ler-se a propósito:


'De Homem Para Homem' vai estrear no Funchal no dia 24 de Novembro, mantendo-se em cartaz nos dias 25 e 26 de Novembro no Teatro Municipal Baltazar Dias.
O novo projecto de Beatriz Batarda, que será apresentado cá no contexto das comemorações dos 500 anos do Funchal, é um monólogo inspirado numa história verídica do século XX de uma mulher que assume a identidade do marido para tentar sobreviver aos tempos difíceis.
Neste monólogo poético e político, como descreve o Teatro Nacional São João, por onde a peça vai passar a seguir, a actriz é 'Ella', uma mulher que não consegue arranjar emprego e como solução casa com um homem mais velho e doente para poder ter um tecto e o que comer.
Tudo estaria bem, ou menos mal, não fosse a situação complica-se com o diagnóstico de cancro ao marido.
Com a morte anunciada e o seu 'emprego' em risco, Ella recolhe as informações necessárias para manter aparentemente vivo o companheiro Max Gericke, pagando pelo facto o preço elevado da morte da sua própria identidade.
Numa Alemanha pobre e a recuperar da guerra, Ella vê-se forçada a mentir, traficar e matar. É baseada no original de Manfred Karge 'Jacke Wie Hose', uma história criada a partir de factos verídicos.
O trabalho tem encenação do espanhol Carlos Aladro, com que a actriz já trabalhou em outras ocasiões. Conta com a participação do músico Pedro Moreira e do arquitecto Manuel Aires Mateus, este último na área da cenografia.
"Ella não tem identidade, perde a identidade por desespero. Com medo de fazer as escolhas erradas, faz sempre as escolhas erradas, em actos de valentia, no fundo, faz a escolha cobarde e vai perdendo a sua humanidade ao longo dos tempos por fazer essas más escolhas", disse a actriz numa entrevista à Lusa.
'Ella' é uma mulher que na busca por uma solução mais fácil vai-se perdendo, perdendo a humanidade e transformando-se num monstro, revelou ainda a actriz à agência de informação.

Paula Henriques

2 comentários:

lila disse...

Ela é, de facto, uma grande actriz.
Entrei, sem bater, e fiquei fascinada com este blog. Grande qualidade e bom gosto. Interessantíssimo! Gracias por tão bela partilha.
beijos mil IldaTeixeira

Nuno Morna disse...

Minha querida muito obrigado pelas gentis palavras. Entre sempre batendo ou não... vamos estando por aqui.

Um grande abraço

Nuno