terça-feira, 23 de setembro de 2008

Envergonhando - Portugal ausente do festival DancEUnion por falta de verbas

Por vezes acho que vivo num país que é mesmo uma grandessíssima merda!

Por falta de apoio financeiro, o coreógrafo Luís Guerra esteve ausente do festival DancEUnion, que decorreu no passado fim-de-semana em Londres, onde deveria ter representado Portugal neste evento de celebração da dança europeia.
Luís Guerra tinha sido seleccionado pelo Southbank Centre para representar Portugal no DancEUnion, agendado de 19 a 21 de Setembro, com o espectáculo «Ser Humano».
Em declarações à agência Lusa, a produtora Ana Rita Osório, da estrutura cultural Bomba Suicida, explicou que seria a embaixada portuguesa a suportar os custos da deslocação de quatro pessoas para este evento, num total de três mil euros. «A embaixada disse-nos que não tinha dinheiro para pagar, tentámos depois o Instituto Camões, o Ministério da Cultura e a Direcção Geral das Artes e ninguém se disponibilizou», disse Ana Rita Osório.
O DancEUnion contou com a participação de representantes dos países da União Europeia, à excepção de Portugal, situação que a produtora Ana Rita Osório classificou de «vergonha para Portugal».
Contactada pela Lusa, a adida de imprensa da embaixada, Maria Monteiro, explicou que a representação portuguesa em Londres serviu apenas de intermediária para tentar um apoio financeiro para o espectáculo. «A embaixada não tem fundos próprios. Por isso apresentámos o projecto à tutela em Lisboa, mas estas coisas têm regras próprias que não podem ser ultrapassadas», disse Maria Monteiro, lamentando a burocracia na solicitação de apoio e os prazos apertados.
Segundo a responsável, esta participação portuguesa no DancEUnion foi tratada no início do Verão, não tendo integrado o plano de actividades da embaixada. «Tentámos tudo para os trazer cá, mas infelizmente Portugal não esteve representado no evento», disse a adida de imprensa.
Portugal «não dá importância à dança europeia e não dá respostas rápidas neste tipo de situações», queixou-se Ana Rita Osório.
Luís Guerra deveria ter apresentado em Londres o espectáculo «Ser Humano», coreografia para três bailarinos estreada em 2005 na Fundação Calouste Gulbenkian.

Lusa

Sem comentários: