sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Lendo - Cuidado Com A Língua

Pode ler-se no Sol:


Livro avisa para termos 'Cuidado com a língua!'
Por Emanuel Costa


Foi hoje apresentado em Lisboa o livro Cuidado com a Língua!, de José Mário Costa e Maria Regina Rocha, baseado no programa de televisão com o mesmo nome. A obra explica o que significam expressões como 'amigo de Peniche', mas também ensina por que não se escreve 'paralímpicos', mas sim paraolímpicos



A língua portuguesa é muito traiçoeira, costuma-se ensinar às crianças logo que chegam à escola. Mas mesmo na idade adulta, a língua permanece traiçoeira e foi por essa razão que surgiu a ideia do programa Cuidado com a língua!, emitido nos canais RTP. O livro da série, com o mesmo nome, também já está nas bancas e foi apresentado esta terça-feira em Lisboa.
«Não é fácil começar a falar, tal como não é fácil começar a escrever», disse Carlos Reis, que apresentou a obra escrita por José Mário Costa e Maria Regina Rocha.
Sendo assim, o professor catedrático decidiu citar Almeida Garret, em Viagens na Minha Terra, que escreveu que «afectar nas palavras a exactidão, a lógica, a rectidão que não há nas coisas, é a maior e mais perniciosa de todas incoerências».
Num auditório da Fnac cheio, Carlos Reis fez ainda uma breve explicação do livro, lembrando que «decorre de uma paixão pela língua portuguesa».
Cuidado com a língua! não é uma gramática ou um dicionário, mas antes um manual que ajuda a perceber, por exemplo, o 'porquê' de algumas expressões, mais antigas do que os avós que as vão ensinando, casos de 'amigo de Peniche' ou 'és de Braga'. E ensina ainda as suas correspondências noutros países lusófonos, como 'amigo da onça', no Brasil.
O livro explica também porque não se devem fazer os erros mais comuns, como escrever jogos 'paralímpicos' e não 'paraolímpicos'; ou não pronunciar o 'x' em palavras como 'Félix': «Se dizemos Fénix, temos de dizer Félix da mesma forma», 'ensinou' Maria Regina Rocha.
Para a autora, «foi um prazer fazer este livro, gostei do que aprendi. Sim, porque eu não sei tudo, estamos sempre a aprender». Maria Regina Rocha explicou então que o 'cuidado' do título tem um duplo sentido: «Devemos ter cuidado, atenção, com a língua, mas devemos também tratá-la com carinho, cuidado».
José Mário Costa lembrou a reunião da Assembleia Geral das Nações Unidas, esta quarta-feira: «o primeiro dia em que a língua portuguesa é utilizada nas intervenções oficiais». Para o especialista, é um exemplo da importância da «língua como questão estratégica».
No entanto, o autor lamenta que não se faça ainda «como se faz há décadas em França ou em Espanha, onde a língua faz parte dos princípios fundamentais». Dá como maus exemplos de pouca preocupação com a língua portuguesa o constante uso de termos ingleses, em vez da sua correspondência em Português, ou em vez da procura de uma correspondência em Português.
O livro Cuidado com a língua!, da Oficina do Livro, já está à venda, com a oferta de um DVD que contém os 13 episódios da primeira série do programa. Nos vários canais de televisão da RTP, o programa já vai na quinta série, que começou a ser emitida no dia 15 de Setembro, segunda-feira, após a rubrica de opinião de António Vitorino.

Sem comentários: