domingo, 7 de setembro de 2008

Vinho - Francisco Albuquerque


Vinho é cultura. Francisco Albuquerque é o nosso Sr. Vinho.

As linhas seguintes foram tiradas de:

Os nossos sinceros parabéns ao Francisco, pessoa que muito admiramos!


Francisco Albuquerque bem se pode orgulhar de fazer jus ao ditado que diz que “nunca há duas sem três”. Pelo terceiro ano consecutivo, o enólogo dos vinhos da Madeira Blandy’s foi eleito «Enólogo do Ano de Vinhos Generosos», no International Wine Challenge (IWC), por muitos considerado o mais importante concurso mundial de vinhos. Este prémio de grande prestígio é não só uma honra para a Blandy’s, mas também para o Vinho da Madeira, agora reposicionado entre um dos melhores vinhos do mundo.
Aquando da entrega do prémio ontem à noite em Londres, durante o jantar de gala que decorreu no Grosvenor Hotel, Francisco Albuquerque, visivelmente feliz, salientou que «apesar de sermos um “pingo” num imenso oceano de vinhos, é uma honra receber distinção de tão elevado prestígio, só possível graças à teimosia dos pequenos viticultores que, apesar das dificuldades naturais da orografia da Madeira, vão produzindo as castas para que continuemos a fazer vinhos de elevada qualidade.»
Na edição de 2008 do IWC, a categoria de “vinhos generosos” contou com cerca de 270 vinhos a concurso, incluindo Vinhos da Madeira, Vinhos do Porto, Jerez espanhóis, Muscat Australianos, entre muitos outros.
Nos principais concursos internacionais de 2008, a Blandy’s destacou-se ao arrecadar 2 Troféus (Blandy’s Sercial Vintage 1966 e Blandy’s Bual Vintage 1920), 7 medalhas de ouro (Blandy’s Sercial Vintage 1966, Blandy’s Bual 1920, Blandy’s Bual 1977, Blandy’s Malmsey Colheita 1999) e 14 medalhas de prata.
Fundada em 1811, a Blandy’s ainda é uma empresa familiar detida e gerida por descendentes directos do seu fundador, John Blandy, em parceria com a família Symington do Porto.



Venha Vinho

O Vinho vem a reparo
A caninga também é;
Arco Madeira e atelo
O herbemon e o jaquet.

Eram mais aventureiras
As parreiras do boal,
Depois vem a americana
E o delicado ferral.

Em tempos houve verdelho,
Parreiras de terrantia,
Moscatel e alicante
E cachos de malvazia.

Havia o rico bastardo
Sercial e jarracão;
Vi a tinta negra mole
E cada cacho de listrão!


Manuel Gonçalves, o Feiticeiro do Norte

1 comentário:

Lídia disse...

Parabéns ao nosso ilhéu Francisco! Por acaso vim de Londres há pouco tempo e fiquei precisamente no Grosvenor Hotel. Quando li esta notícia tive pena de, por pouco, não ter tido a honra de presenciar a homenagem a este madeirense com muito mérito!
Bem hajam aqueles que não se lamentam a toda a hora das limitações da ilha e mostram que a ilha não acorrenta os que realmente têm capacidade de voar alto!