quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Opinando - Teatro Madeirense


Carta do Leitor publicada na edição de hoje do DN/Madeira!


Teatro madeirense

Duas peças de teatro estão em cena no Funchal. A Revista "Já Chegámos à Madeira" (muito infeliz a escolha do nome) e o regresso de "Vou-te Bater". Já tive a oportunidade de ver as duas e francamente o produto regional da Comtema é bem melhor do que a revista "importada" pelos 500 Anos.
Se esperava muito mais desta, da parte de Nuno Morna e Pedro Ribeiro chega-me a confirmação que estamos na presença do que de melhor se faz em Portugal neste género. Os quatro actores e os textos que nos trazem são de grande qualidade. António Raminhos e Carlos Moura, que já conhecia da televisão, tiveram a habilidade de me levar às lágrimas. Acreditem que chorei de tanto rir.
O mesmo, infelizmente, não me aconteceu com a revista de Tó-Zé Martinho. Muito texto "déjà-vu", muitas situações batidas e repetidas, que nos levam a pedir que se interroguem as entidades oficiais que pagam estas importações se por cá e com a prata da casa não se faria bem melhor. Este ano o Teatro regional tem vivido verdadeiros momentos de glória e de enchentes por parte do público. Relembro "A Nossa Cidade" e "Strip", do TEF, "Les Miserables", do Mads, e a loucura total de "A História Rapidinha do Funchal", da Comtema.
Se temos actores, encenadores, cenógrafos e técnicos de excelente qualidade, porque é que se tem esta mania de gastar dinheiro como o que vem de fora (e que se faz pagar bem caro, ao que julgo saber) e não se aposta no que temos? Cinema e teatro são duas grandes paixões que tenho e quando saio dos limites da ilha procuro cultivar esta minha quase obsessão e digo-vos a todos que em nada ficamos atrás do que se faz noutros centros nacionais.
Viva o teatro madeirense!.

Paulo Ferreira Silveira


E também se pode ler no nosso decano informativo o seguite texto de Paula Henriques:

'Vou-te Bater! Comedy Club' para ver esta noite
Nuno Morna e amigos prometem duas horas de muitas gargalhadas

"Público em crescendo e loucura em exponencial!" são as últimas informações recolhidas junto de http://bestofmadeira.blogspot.com, o blog onde Nuno Morna dá conta do desenrolar de 'Vou-te Bater! Comedy Club', a mais recente produção, da Com.Tema, estreada na segunda-feira.
Ele e os humoristas Carlos Moura, Pedro Ribeiro e António Raminhos trabalham 'a sério' para manter a plateia a rir ao longo das duas horas de espectáculo, este ano encaminhado para o auditório da RDP-Madeira. A sala fica situada na Rua Tenente-Coronel Sarmento, em frente à Escola dos Ilhéus.
Os bilhetes custam dez euros. Podem ser adquiridos no local, entre as 18 e 21h30, hora de início do espectáculo. 'Vou-te Bater! Comedy Club' fica em cartaz até 2 de Outubro.

Paula Henriques

1 comentário:

Anónimo disse...

Sabado lá estarei fiel ao "vou-te bater"... é nestas alturas que eu adoro ser masoquista, lol!

Será que posso levar o meu cachecol do União???? lol,
um abraço!