sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Lendo - Novas Edições

Chama-se “A Viagem do Elefante” (Caminho, Leya) a mais recente obra do prémio Nobel da Literatura 1998, que será publicada em Novembro, pela Caminho (Leya).
António Lobo Antunes, que acaba de ser distinguido com o Prémio Literário Juan Rulfo, um dos mais importantes galardões da literatura latino-americana, pela primeira vez atribuído a um autor português, lançará em Outubro o romance “O Arquipélago da Insónia” (Dom Quixote).
Pertencente à nova geração de autores portugueses, João Tordo, de 33 anos, publica este mês o seu terceiro romance, “As 3 Vidas”, com a chancela da QuidNovi, depois de “O Livro dos Homens sem Luz” (2004) e “Hotel Memória” (2007).
Oito anos depois de “Irene ou o Contrato Social”, Maria Velho da Costa, Prémio Camões 2002, apresenta “Myra”, um romance que será publicado em Outubro pela Assírio & Alvim, com ilustrações da pintora Ilda David.
António Mega Ferreira estreia-se como romancista, com “A Blusa Romena” - título de um quadro que Henri Matisse pintou em 1940 - numa edição da Sextante que estará disponível no final deste mês.
Ontem, saiu o terceiro romance de Patrícia Reis, “No Silêncio de Deus”, pela Dom Quixote (Leya), depois de “Amor em Segunda Mão” (2006) e “Morder-te o Coração” (2007).
Pela Dom Quixote, o luso-sueco Miguel Gullander publica o seu segundo romance, “Perdido de Volta”, depois da sua obra de estreia, “A Balada do Marinheiro-de-Estrada”, editada em 2006 pela Cavalo de Ferro.
Ana Teresa Pereira lança também este mês um novo romance, “O Verão Selvagem dos Teus Olhos”, com chancela da Relógio d'Água, que apresenta ainda “Investigações Geométricas”, de Gonçalo M. Tavares, uma reedição da obra inicialmente publicada pelo Teatro Campo Alegre.
Rui Zink lança pela Teorema um romance de suspense e aventura chamado “O Destino Turístico”.

“As Esquinas do Tempo”, o novo romance de Rosa Lobato de Faria, é o primeiro título a ser lançado, este mês, pela Divisão Editorial Literária de Lisboa Porto Editora, a que se seguirá “O Priorado do Cifrão”, de João Aguiar.
O livro de contos de José Cardoso Pires intitulado “Histórias de Amor”, publicado em 1952 e logo apreendido pela censura, será reeditado pelas Edições Nelson de Matos na segunda quinzena de Setembro.
Uma antologia de contos publicados e dispersos de Jacinto Lucas Pires, “Assobiar em Público”, será publicada pela Cotovia igualmente em Setembro.
Também Miguel Esteves Cardoso lançará um novo título, um volume de crónicas a que chamou “Em Portugal Não se Come Mal”, editado pela Assírio & Alvim e que estará nas livrarias a 15 de Setembro.
Jorge Reis-Sá apresenta “Os Esquilos de Long Island”, um livro de crónicas editado pelas Quasi, que lançarão também, em Outubro, “Nós, os Portugueses”, de Maria Filomena Mónica, e o “IV volume da Obra Poética de Artur do Cruzeiro Seixas” e, em Dezembro, “Limites para uma Árvore” (Poesia Reunida, 1956-2006), de Fernando Guimarães.
“A Faca não Corta o Fogo” - súmula & inédita é o título do novo livro de Herberto Helder que a Assírio & Alvim vai publicar ainda em Setembro, bem como uma antologia de poesia de António Barahona, intitulada “O Sentido da Vida é só Cantar”.
Nuno Júdice lança a 25 de Setembro, com a chancela das Edições Nelson de Matos, “O Breve Sentimento do Eterno”, e a Cotovia apresenta também este mês o novo livro de poesia de Luís Quintais, “Mais Espesso que a Água”.
Tenham então muitas e boas leituras!

Sem comentários: