quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Cinema - Across The Universe

Desde o primeiro momento, quando um sonhador sentado numa praia se vira para a câmara e canta, “Across the Universe” revela a intenção de usar as músicas dos Fab Four para contar duas histórias, uma pessoal e a outra geracional. Quem canta é Jude, um trabalhador das docas de Liverpool que tem aquele “brilhozinho nos olhos”, assim como se fosse uma espécie de mistura entre John Lennon e Paul McCartney.
A partir daqui o filme vai ficando cada vez melhor. Mais ou menos a meio agarrou-me bem cá dentro e é já um dos meus favoritos. Apaixonar-se por um filme é quase o mesmo que nos apaixonarmos por outra pessoa. As imperfeições, se é que existem, deixam de ter qualquer importância.
De um lado uma estória de amor, entre Jude e Lucy, que nos enleva, do outro a análise crítica ao envolvimento americano na guerra do Vietname. São estas as duas premissas do enredo.
Depois uma muito imponderável relação entre um certo tipo de Janis Joplin e um tipificado Jimmy Hendrix. São eles Sadie e Jo-Jo. Engraçado que todas as personagens têm nomes extraídos de canções dos Beatles.
Ah,… e a fantástica presença de Joe Cooker, de Bono e de Eddie Izzard só vem enriquecer todo este bolo cinematográfico.
A película é de 2007 e passou-me, na altura, completamente ao lado. Nem sei se por cá passou. Mas anda aí em DVD.

ps: o filme tem cenas brilhantes, mas gostava de destacar aquela em que Max se apresenta num centro de recrutamento. A coreografia é do melhor que tenho visto. Acreditem, é que eu até nem gosto muito de musicais!


Sem comentários: