terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Musicando - Koko Von Napoo Amanhã no Kool

É comum hoje em dia contarem-se muitas estórias sem sentido, como se fossem um tema primordial num final de noite necessariamente demasiado vivida.
Koko Von Napoo é uma absurda estória de amizade indestrutível que liga quatro jovens. Amores – claramente no plural – como aqueles que conduzem à desordem, à incoerência, a um bom copo de vinho, aos bares underground de Paris, às mélangés musicais, ao pachorento ladrar de um cão e à nouvelle vague (aos diversos movimentos e não à banda).
Koko Von Napoo é talvez uma das mais refrescantes bandas europeias da actualidade. E por tal são já a mais recente aposta da agência Voyez Mon Producteur, responsável pela gestão da carreira de artistas como Air, Goldfrapp e Carla Bruni (cujo agente partilham e que também estará presente no evento).
É esta a aposta do Kool Klub para amanhã, dia 17 de Dezembro.
O concerto decorrerá no andar de entrada do Kool, prevendo-se a possibilidade de reservar o espaço lounge do terceiro andar para convidados especiais. Depois a festa “derramará” pelos restantes espaços do Kool.
Os Koko Von Napoo são constituídos por quatro elementos, três raparigas e um rapaz. Vivem em Paris por mero acaso. O nascimento da banda desenhou-se à beira-mar, mais concretamente em Brighton na Inglaterra.
Pela mão de Toupie, dissimulada por detrás de uma mecha de cabelo morena, tudo começa a tomar forma. Era ela que de início dava forma aos temas da banda usando uma caixa de ritmos, que apelida de asmática, e alguns instrumentos que domina q.b.
Daqui até ao convite a alguns amigos para que se lhe juntem vai um pequeno mas muito importante passo. Kiddo é a primeira a juntar-se-lhe. Orgulhosa das suas raízes polacas considera-se cidadã do mundo. Sonha muito com Kurt Cobain. Por vezes mal se distingue por detrás da sua bateria.
Renarde impõe-se nos teclados, sopra uma melódica e acaricia percussões. Morena de grandes olhos castanhos é de uma serenidade absoluta com um sorriso que encanta. François Truffaut é a sua referência.
Kokoboy poderia ser o alter-ego de Nicolas Pimprenelle se fosse filmado por Éric Rohmer. Brinca com o baixo e navega, por vezes, até à guitarra. Fuma como um bombeiro e declara-se punk a tempo parcial. E trabalha como um louco.


Ambição, muito trabalho, concertos e uma ideia precisa de onde partiram e para onde querem ir. A sua música pode definir-se como moderna e ao mesmo tempo desestruturada. Podemos quase imaginar as suas canções a chegar aos nossos ouvidos como verdadeiros OVNIS melódicos cheios de assombrados ritmos rigorosos.
Acabam de ganhar o prestigioso CQFD, prémio atribuído pela revista francesa “Inrockuptibles”. À curiosidade inicial junta-se agora uma imprensa rendida a um cenário musical que permanece ainda por inventar. Um desafio que Toupie, Kiddo, Renarde e Kokoboy aceitam de braços abertos cheios de grandes ilusões e uma determinação implacável.
Mais informação em: http://www.myspace.com/kokovonnapoo

Sem comentários: