quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Musicando - DJ Ride

Vai estar este fim-de-semana no Kool Klub.

Os Rencontres Trans Musicales (Trans) celebram-se desde 1979 em Rennes, França, e contam este ano com a participação de DJ Ride, o terceiro português a representar Portugal no festival bretão, depois de Legendary Tigerman (2003) e de General D (1996).
Os Rencontres são um festival pluridisciplinar, envolvendo música de diversos géneros e artes performativas.
Vencedor de vários campeonatos de scratch ITF e DMC, o DJ português trabalha com diversos projectos musicais nacionais, dos Beat Bombers a Rocky Marsiano, passando pelos Micro Audio Waves e Coldfinger.
Em vista dos 30 anos do evento, Ride confessa à Agência Lusa sentir «alguma pressão», mas ressalva que «adora sentir-se pressionado, uma vez que a fasquia está bem alta».
Na capital bretã, o DJ português, de 23 anos, fará «um misto de showcase, dj set e live act», tocando «algumas músicas» da sua autoria, «sozinho em palco, com os gira-discos e o processador de efeitos. Haverá bastante scracth e giradisquismo, sempre com uma vertente melódica e musical».
A importância deste evento é reconhecida internacionalmente, na medida a que ele acorrem profissionais do meio musical, imprensa e organizadores de festivais de países tão distintos como o Japão, Coreia do Sul, Austrália, Brasil, Canadá e Estados Unidos.
«Contactam-me muitas vezes - assinalou Ride - através do email ou do MySpace. Estava um bocadinho céptico porque há muita coisa que depois não se concretiza. Respondi aos primeiros emails, depois passei para o meu agente e passada uma semana eles confirmaram mesmo. Para minha surpresa, por causa do peso que o festival tem e das suas características. Será um prazer enorme actuar lá».
Os Rencontres cresceram substancialmente na transição dos anos oitenta para os noventa. Massive Attack, Nirvana, Björk, Portishead, Beck, Ben Harper, Goldfrapp, Nitin Sawhney ou Gotan Project foram nomes dados a conhecer na Europa Continental pelo evento.
Sobre o restante cartaz da presente edição do Trans, Ride afirma ter curiosidade em ver a actuação do produtor e DJ americano Edit do colectivo Glitch Mob.
«Quando vi o alinhamento deste ano - disse - fiquei mesmo surpreso, porque é raro ele vir à Europa. Ele é um dos meus artistas preferidos, um artista emergente, de encontro ao mote do festival».
O Trans decorre este ano entre os dias 4 e 6 de Dezembro, junto ao Aeroporto de Rennes, na Bretanha, em França.
No regresso a Portugal, o multipremiado DJ português prepara um novo EP, sucessor do álbum de estreia «Turntable Food», para sair no início de 2009. Este lançamento, com produção de Henrique Amaro da Antena 3, estará limitado a 500 unidades, tendo distribuição legal e gratuita em formato mp3, com o patrocínio de uma operadora de telefones móveis.

Lusa

Sem comentários: