sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Musicando - Coldplay vs Satriani

Chris Martin quebrou o silêncio sobre as acusações feitas pelo lendário guitarrista Joe Satriani, que afirma que os Coldplay copiaram o tema If I Could Fly no single Viva La Vida. Satriani já levou o assunto a tribunal.
No site da banda, Chris Martin reiterou que o tema Viva La Vida «veio de um piano a meio da noite», e não de If I Could Fly, de Joe Satriani.
«Se existem quaisquer semelhanças entre as nossas músicas, são inteiramente uma coincidência, tão surpreendente para nós como para ele», afirmou.
«Fui eu que escrevi a canção», declarou o vocalista dos britânicos Coldplay, que elogiou o guitarrista norte-americano, considerando-o «um músico incrível».
Joe Satriani apresentou na semana passada uma queixa contra os Coldplay por violação de direitos de autor, e justificou a medida pelo facto de ter sido ignorado pela banda inglesa ao ter chamado a atenção para a semelhança entre os dois temas em causa.
Satriani junta-se assim a Andrew Hoepfner, da banda norte-americana Creaky Boards, que também acusa os Coldplay de terem roubado partes de uma das suas canções.
Veja os vídeos:

E aqui pode ver-se uma análise técnica da questão:


Sem comentários: