quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Lendo - Viale Moutinho

Narrativas sobre a Guerra Civil espanhola dão corpo a «Negra sombra, negra sombra e outros contos», obra de José Viale Moutinho que será publicada no princípio do próximo ano na Galiza.
O título do livro, com chancela da editora A Nosa Terra, de Vigo, é um verso do poeta galego Luís Pimentel.
Para esta obra, Viale Moutinho seleccionou narrativas publicadas anteriormente nos seus livros «Cenas da vida de um minotauro», Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco/APE, e «Já os galos pretos cantam», Prémio do Conto Edmundo Bettencourt.
Também nos primeiros meses de 2009 será lançado em Itália, com tradução de Luciano Mallozzi, «Los Moros», romance do autor agora reeditado pela Afrontamento, com um ensaio crítico de Luís Adriano Carlos.
A primeira edição portuguesa do romance saiu em 2000. A versão italiana terá chancela da editora NonSoloParole.
Nascido no Funchal em 1945, José Viale Moutinho é poeta e ficcionista, autor de uma já vasta obra que inclui títulos como «Natureza morta iluminada», «No país das lágrimas», «Histórias do Tempo da Outra Senhora», «Romanceiro da Terra Morta» e «Hotel Graben».
É também autor de livros para crianças - «O Cavaleiro de Tortalata»,«O Menino Gordo» e «Os Dois Fradinhos», entre outros - e de colectâneas sobre música popular e de resistência como «O Nosso Amargo Cancioneiro», «Memória do Canto Livre em Portugal» e «Cancioneiro de Abril».
Algumas das suas obras estão traduzidas em russo, búlgaro, castelhano, catalão, galego, alemão e italiano.

Lusa

Sem comentários: