terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Musicando - Milladoiro

Vivi quase um ano na Galiza e apaixonei-me por uma cultura muito parecida com a portuguesa ou não fossem os galegos uma parte de nós. Chegou-me a notícia de que os Milladoiro acabam de lançar um novo disco. Se poderem deitem-lhe a unha pois se bem que desconhecidissímos entre nós são uma verdadeira instituição musical entre os exigentíssimos galegos.
«A Quinta das Lágrimas», não é mais do que a «banda sonora» da euroregião Norte de Portugal/Galiza, numa iniciativa inédita na Europa que pretende usar a música como veículo de transmissão da cultura.
Os Milladoiro formaram-se há mais de 20 anos e são os protagonistas desta iniciativa pioneira que pretende criar uma obra emblemática, que permita divulgar a história e a cooperação entre a Galiza e o Norte de Portugal.
Nesse sentido, «A Quinta das Lágrimas» surge como um relato musical centrado nesta região, a antiga Gallaecia dos romanos. A obra, que tem como base os eixos principais que articulam as duas regiões fronteiriças, o mar, a língua e a cultura, recorda os grandes momentos que, através dos tempos, construíram a história do Noroeste Peninsular.
A história da galega Inês de Castro, que veio a ser Rainha de Portugal depois de morta, está na origem do título desta obra, que conta com a colaboração da fadista Mafalda Arnauth.
O disco inclui temas próprios dos Milladoiro, assim como versões de temas galegos e portugueses, entre os quais uma canção de Zeca Afonso e a musicalização de um poema de Fernando Pessoa. Os Caminhos de Santiago, a independência de Portugal, os Descobrimentos, as ditaduras ibéricas e a chegada da democracia são alguns dos muitos episódios históricos referidos neste disco.

Nuno Morna/Lusa





Sem comentários: