sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Musicando - Kool Hip Hop

I - INTRODUÇÃO

A cultura Hip Hop está repleta de linguagem corporal, ritmo, léxico alternativo, estilo próprio, roupas largas, atitudes, comportamentos que regem uma cultura.
Pelas ruas das grandes metrópoles encontram-se estes estilos. O problema não está na arte, mas na maneira com esta é vista pela sociedade!
A Cultura Hip Hop fala da consciência politica, do conhecimento, da sabedoria, do entendimento, da liberdade, da justiça, da igualdade, da paz, da união, do amor, do respeito, da responsabilidade e da diversão, da superação de desafios, da vida, da verdade, do destino, da fé.
O MC é a consciência, o cérebro, o porta-voz, que narra através da articulação de rimas, os problemas, as carências e as experiências dos guetos urbanos. Não só descreve, como lança alertas, mensagens e concelhos. A função principal de um MC é contribuir para o divertimento das pessoas.
O Break Dance é o corpo através da dança, estilo que apareceu na década de 70 juntamente com todos os outros elementos. é também uma dança de rua, feita na rua.
Traços coloridos num corpo de pedra é a expressão, é a arte, um meio de comunicação, que através de latas de spray se desenvolve no ambiente urbano, a arte grafite reflecte-se na rua. O Grafitti é frágil, aparece e desaparece, vem e vai, o meio urbano, onde vive rege-se assim, quando se começa a percebê-lo pode desaparecer, apagar-se ou ser substituído por outro iniciando-se assim um ciclo de metamorfoses

II - APRESENTAÇÃO DO EVENTO

Nunca poderia o Kool Klub ignorar tão forte movimento cultural. É assim que nasce o “Kool Hip Hop”. Rap, Break Dance, Scratch, DJ’ing, Graffiti, Tatoo, Skate Art, são algumas tipologias desta cultura que estarão presentes no evento com workshops diurnos e com actuações nocturnas.
MaStyle (Break Dancer), DJ Kwan (Hip Hop DJing), DJ Ride live act (Hip Hop DJing/Scratcher), K9, e Smile (Graffiters), TNT Tatoos (tatuagens live) e Nuno Camacho (T-shirts personalizadas) são alguns dos nomes presentes no evento que pretende assim homenagear e promover esta cultura urbana.
Para tal associou-se, em termos organizativos, o Kool Klub à ArtCor numa eficiente parceria.

http://art-cor.net/art_pt.html
http://www.koolklub.com.pt/

III - PARTICIPANTES

DJ Ride
(DJing/Scratch/Beat Making)
Dj Ride é um dos nomes emergentes na cena da música urbana portuguesa que maior impacto tem causado. “Turntable Food, o seu álbum de estreia foi altamente elogiado pela crítica especializada.
A sua perícia técnica como Dj, já o levou aos seguintes títulos:
• ITF 2006 National Champ (Solo)
• ITF 2006 national champ (Show/F.Conspiracy)
• DMC Supremacy 2008 Champion
• DMC Team Champion (Supa) (Portuguese Dmc)

Integrante de inúmeros projectos de onde se destacam: Beat Bombers, Rocky Marsiano, SUPA, VideoHouseStar's e Fader Conspiracy. Tem colaborado também com Sagas, Micro Audio Waves, Coldfinger, Hipnotica e Terrakota.
Já tocou ao lado de nomes como: Q-bert, A-trak, Craze, Plus One (Scratch Pervert's), Kid Sister, Mr Oizo, e do grande produtor Gilles Peterson.
Tem viajado por quase todo o mundo destacando-se as suas aparições no Nothing Hill Arts Club, CCB, LUX, Gulbenkian, Casa da Música (Porto), Bazaar, Aula Magna (Lisboa), MBOX, Festival do Sudoeste, Madrid Arts Festival, Noites Ritual e Manchester Eurocultured.

Mais informação em: http://www.myspace.com/ridept

DJ Kwan
(DJing)
DJ Kwan surge em 1998, depois de alguns anos a ouvir Hip-Hop e a conhecer a cultura e as suas diferentes vertentes. Começou a “girar” com um crew de writters, os PRM, e depois de ver nos pratos pessoas como o DJ Nelassassin, Cruzfazder ou 30 Paus também se sentiu seduzido pelo Djing na área do hip-hop.
O nome Kwan é retirado de um dos seus filmes preferidos: “Jerry Maguire”. É uma palavra inventada por um dos protagonistas da película.
Em 1999/2000, enquanto Dj de radio e critico musical, junta-se aos MC’s Ridículo, Tranquilo e Tony e forma uma banda hip-hop chamada Mundo Complexo. Cedo se percebeu que a banda originária de Carcavelos (Lisboa) trazia algo de novo ao panorama hip-hop nacional, seja pela atitude, pelas temáticas das letras ou pelo facto de terem sido dos primeiros projectos do género a integrarem músicos nas suas actuações ao vivo. À beira de atingirem os 10 anos de carreira, os Mundo Complexo pretendem celebrar a ocasião com pompa e circunstância, estando a preparar já um 2009 em cheio e com vários projectos como sejam um disco de remisturas intitulado “10 anos, 10 Manos”, um documentário sobre o trajecto do colectivo até agora e o terceiro disco de originais!
Como DJ, Kwan tem um currículo impressionante:
• 2º Lugar na ITF Portugal 2005 (Fase Eliminatória)
• 4º Lugar na ITF Portugal 2005 (Final, perde com o vencedor na meia final)
• 2º Lugar na IDA/ITF Portugal 2006 (Eliminatórias – Categoria Técnica)
• 3º Lugar na IDA/ITF Portugal (Final, perde para o vencedor na meia final – Categoria Técnica)
• 1º Lugar na IDA/ITF Portugal com os The Fader Conspiracy – Categoria Espectáculo
• 3º Lugar na IDA/ITF Finais Mundiais com os The Fader Conspiracy – Categoria Espectáculo

Mais informação em: http://www.myspace.com/deejaykwan


MaStyle
(Breakdancer)
Falar de MaStyle é falar dos 12 Makakos, um dos mais interessantes colectivos de dança urbana do mundo.
Os 12 Makakos são mais do que uma crew, são uma família. Fazem tudo juntos numa união em que cada um dá inspiração ao outro e vice-versa.
Mas MaStyle é a alma deste colectivo, a energia que os une. Para si dançar não chega, sente sempre que pode fazer muito mais. Este breakdancer é uma importantíssima referência no hip-hop nacional.

Mais informação em: http://www.myspace.com/dozemakakos

K9
(Graffiti)
Pode ser um simples nome rabiscado numa boca de incêndio, uma mensagem política escrevinhada num comboio ou um elaborado mural pintado numa parede. Considerado vandalismo pela generalidade das pessoas, o graffiti é a expressão de uma cultura urbana mais vasta, geralmente associada ao hip hop.
K9 é um dos mais importantes graffiters portugueses, tendo mesmo participado em trabalhos por quase toda a Europa com outros artistas.
Pouco dado a palavras ou a falar do seu trabalho gosta que a sua arte fale por si.
Para K9 o graffiti configura-se como arte reprimida uma vez que a sua expressão não é admitida no nosso país. Este artista reivindica a imediata aplicação do artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos que proclama o seguinte:
“Artigo 19°
Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão”.

Mais informação em: http://k9xxx.blogspot.com/

Smile
(Graffiti)
Tudo começou em finais de 2000. Muitos pensavam que era apenas mais um que iria passar pela história do graffiti nacional mas... não! Continua a sua caminhada ainda curta mas feita com prazer e dedicação apesar de todas as dificuldades encontradas.
Parte sempre para o seu próximo trabalho sem medo de errar, sem medo de alguém julgar se está bem ou mal feito, o que é certo é que perdura!!!!
Os trabalhos de Smile falam por si!

Mais informação em: http://www.fotolog.com/smile_1art


TNT Tattoos
(Tatuagem)
Oferecem a possibilidade de libertar a imaginação de quem é tatuado criando imagens exclusivas e originais a que cada um tem direito num conceito de máximo conforto e segurança.

Mais informação em: http://www.tnttattoos.com/

Fabian
(Personalized Skates Painting)
A cultura skate embora seja independente está também muito associada ao movimento hip hop.
Fabian é um artista que personaliza as pinturas dos skates dos praticantes da modalidade.

Nuno Camacho
(T-Shirt Handpainting)
É um artista regional bastante conhecido pelos trabalhos que tem desenvolvido na criação de T-Shirts personalizadas e originais que pinta à mão.


IV - PROGRAMA

Data: 5 de Dezembro
Hora: 22.30h
Local: Kool Klub

• workshop de Scracht por DJ Kwan
• workshop de Break Dance por MaStyle
• graffiti por Smile e K9 na varanda
• exposição de graffiti
• skates com pintura personalizada por Fabian
• T-Shirts Handpainted por Nuno Camacho


Data: 5 de Dezembro
Hora: 23.55h
Local: Kool Klub

• DJ Kwan
• Todas as outras actividades diurnas continuarão presentes pela noite dentro

Data: 6 de Dezembro
Hora: 17h
Local: Kool Klub

• workshop de Scracht por DJ Ride
• workshop de Break Dance por MaStyle
• graffiti por Smile e K9 na varanda
• exposição de graffiti
• skates com pintura personalizada por Fabian
• T-Shirts Handpainted por Nuno Camacho
• Live Tatoo por TNT Tattoos


Data: 6 de Dezembro
Hora: 23.55h
Local: Kool Klub

• DJ Kwan no 1º andar
• DJ Ride com banda no andar de entrada
• Todas as outras actividades diurnas continuarão presentes pela noite dentro

Sem comentários: