sábado, 13 de dezembro de 2008

Premiando - Teresa Florença

A jornalista do DN/Madeira Teresa Florença foi agraciada com uma Menção Honrosa nos prémios APOM - Associação Portuguesa de Museologia, na categoria de Melhor Trabalho Jornalístico. O trabalho distinguido tem a ver com as reportagens que a jornalista publicou no sector editorial “5 Sentidos”. À jornalista os nossos sinceros parabéns extensíveis a toda a equipa da cultura do DN.

Aqui fica a notícia:

A jornalista do DIÁRIO, Teresa Florença, da editoria '5 Sentidos', recebeu ontem, em Lisboa, uma Menção Honrosa no âmbito dos prémios APOM - Associação Portuguesa de Museologia. A profissional foi distinguida na categoria de Melhor Trabalho Jornalístico pelo conjunto de reportagens publicadas no ano passado na editoria de 'Cultura & Espectáculos' (actualmente '5 Sentidos') e na Revista do DIÁRIO (actualmente a MAIS). O galardão foi entregue também ao jornal Público, na mesma categoria, por ser o órgão de comunicação nacional "que mais contribui para a divulgação dos trabalhos dos museus". A categoria foi uma novidade dos prémios deste ano, a par do "melhor 'site'". "Os meios de comunicação social são os nossos pontas-de-lança no contacto com a sociedade civil", elogiou João Neto, presidente da APOM.
Teresa Florença recebeu o prémio das mãos da responsável pelo Museu Calouste Gulbenkian, Rosa Figueiredo, que considerou a atribuição individual "um bombom". "É uma grande honra esta distinção e um estímulo para continuar o bom trabalho", afirmou a jornalista. Teresa Florença lembrou ainda que "partilha o prémio com o DIÁRIO de Notícias da Madeira que tem apoiado, incentivado e acarinhado a publicação de notícias culturais, e sobretudo com os colegas das secções '5 Sentidos' e revista MAIS". "Muitas vezes é ir contra a corrente", considerou ainda, referindo-se às dificuldades que existem relativamente à comunicação destes temas. O lamento foi repetido por outros dos homenageados que ontem desfilaram pelo palco do Museu da Farmácia, em Lisboa.
A Região voltou a sentir o gosto dos prémios, através da atribuição de uma Menção Honrosa na categoria de Melhor Serviço de Extensão Cultural à Colecção Berardo, do madeirense Joe Berardo. A APOM distinguiu ainda o Fluviário de Mora como Melhor Museu, o Museu Nacional de Arqueologia por ter a Melhor Exposição e, ainda, o Museu Marítimo de Ílhavo, o Museu de Arte Moderna e o Museu do Neo-realismo de Vila Franca de Xira pelos melhores catálogos de 2007. A revista museologia.pt arrecadou "o melhor 'site'".
A cerimónia contou com a presença da deputada do CDS-PP, Teresa Caeiro, e do presidente do Instituto dos Museus e Conservação, Manuel Bairrão Oleiro, em representação da secretária de Estado da Cultura, Maria Paula Fernandes, que não esteve presente mas mandou uma mensagem aos premiados.

Sandra Cardoso (DN/Madeira), em Lisboa

1 comentário:

Joana Homem da Costa disse...

Em primeiro lugar, parabéns pelo blogue, gosto muito de me passear por aqui e saber das novidades da cultura da nossa Ilha!

Parabéns para a Teresa também, que conheço muito bem e sei que é uma excelente jornalista!