sábado, 10 de janeiro de 2009

Cinema - Critics Choice Awards

O filme independente Slumdog Millionaire foi o grande vencedor da 14ª edição do Critics Choice Awards, prémios atribuídos pelos críticos de cinema nos Estados Unidos, que decorreu quinta-feira em Los Angeles.
Slumdog Millionaire obteve cinco dos seis prémios a que concorria, entre eles o de melhor filme, melhor realizador (Danny Boyle) e melhor argumento (Simon Beaufoy).
O protagonista do filme, Dev Patel, foi considerado o melhor jovem actor de 2008 e A.R.Rahman levou o prémio na categoria de melhor banda sonora.
Os prémios, entregues pela Broadcast Film Critics Association, a maior organização de críticos dos EUA, serviram ainda para recordar Milk e Batman - O Cavaleiro das Trevas, duas produções que tiveram poucas nomeações para os Globos de Ouro, que são entregues no domingo.
O drama sobre a luta política de Harvey Milk pelos direitos dos homossexuais em São Francisco valeu o prémio de melhor actor a Sean Penn.
O momento mais emocionante da festa, realizada nos salões do Centro Cívico de Santa Monica, em Los Angeles, foi o prémio atribuído ao falecido Heath Ledger de melhor actor secundário, pelo seu papel em Batman.
Os presentes levantaram-se para aplaudir Ledger, que morreu com 28 anos em Janeiro de 2008, supostamente vítima de excesso de medicação.
O realizador de Batman, Christopher Nolan, recebeu o prémio de Ledger e assegurou que «trabalhar com ele foi uma das maiores experiências» que teve.
Além do prémio de Ledger, Batman ganhou o de melhor filme de acção do ano, ultrapassando outras produções com grande sucesso de público como Homem de Ferro e Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal.
Uma emocionada Anne Hathaway (O Casamento de Rachel) compartilhou o título de melhor actriz do ano com a ausente Meryl Streep (Dúvida), após um empate entre os votos dos críticos.
Kate Winslet foi a melhor actriz secundária de 2008, pelo seu papel em O Leitor, resultado que deixou mais aberta a disputa do Globo de Ouro.
Até ao momento, apenas os críticos de Chicago tinham apostado em Winslet ao invés da espanhola Penélope Cruz, que foi María Elena no filme de Woody Allen Vicky Cristina Barcelona.
A espanhola já tinha saído vencedora da maioria dos prémios dados pelos críticos de cinema dos EUA, nomeadamente os de Los Angeles, Nova Iorque e Boston.
Não houve surpresas na categoria de animação e o favorito Wall-E arrebatou um novo prémio, batendo os filmes da Disney Bolt e Kung Fu Panda, da DreamWorks.
A melhor canção foi para The Wrestler pelo tema homónimo de Bruce Springsteen.
Man On Wire foi considerado o melhor documentário de 2008, John Adams o melhor filme para TV, e o melhor filme em língua estrangeira foi para Valsa com Bashir, sobre o drama humanitário de 1982 em Sabra e Shatila, no Líbano.
Produções como O Curioso Caso de Benjamin Button e Frost/Nixon, com oito e quatro indicações respectivamente, saíram de mãos a abanar e foram as grandes derrotadas da noite, tal como aconteceu com as produções de Clint Eastwood, A Troca e Gran Torino.

Lusa

1 comentário:

m disse...

Pensava que o Curioso Caso de Benjamin Button iria ganhar alguma coisa.. visto que há tanta ''curiosidade'', por assim dizer, à volta do filme.

Beijinhos