quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Cinema - Oscares

Lê-se no site da Ípsilon:

A corrida aos Óscares começa hoje com o anúncio dos finalistas da 81ª cerimónia de entrega dos prémios da Academia. E só se fala de "Slumdog Millionaire". E também de "O Cavaleiro das Trevas".
Às 5h30 da madrugada em Beverly Hills, Califórnia (13h30 TMG), vão ser anunciados os cinco nomeados para cada uma das 24 categorias pelo presidente da Academia, Sid Ganis, e pelo actor Forest Whitaker.
"Slumdog Millionaire", do britânico Danny Boyle, depois de ter reinado nos Globos de Ouro (melhor filme, melhor realizador, melhor argumento e melhor música original), é um nomeado certo. (A previsão do "Guardian" é a mesma: "o ano de 'Slumdog'").
Mas é verdade que sendo os Globos atribuídos pela imprensa estrangeira de Hollywood e os Óscares pelos 5.810 membros da Academia (ou seja, representantes de todas as categorias profissionais cinematográficas), é difícil estabelecer um outro elo entre os prémios que não seja uma ligação psicológica.
Para Tom O'Neil, "especialista" em Óscares citado pela AFP, "Slumdog Millionaire", história de um jovem indiano, analfabeto, que ganha a versão local do jogo televisivo Quem Quer ser Milionário, vai, mais do que provavelmente, figurar nas nomeações dos melhores filmes do ano. Categoria em que, segundo O'Neil, "há quatro [candidatos] certos para o melhor filme: "Slumdog", "Benjamin Button", "Frost/Nixon" e "Harvey Milk", a biografia do primeiro político americano que assumiu publicamente a sua homossexualidade (é interpretado por Sean Penn).
"Para o quinto nomeado, a coisa está complicada. Os três concorrentes mais prováveis serão ‘O Cavaleiro das Trevas', ‘Gran Torino' [de e com Clint Eastwood] e ‘The Reader'".
"O Cavaleiro Negro", o filme que no mercado americano só foi ultrapassado em termos de receitas por "Titanic", deverá valer a Heath Ledger a nomeação para o Óscar do actor secundário, mas a presença do filme nas nomeações para outras categorias permanece incerta. "O problema é que nenhum filme de super-heróis foi finalista nos Óscares. Mas há barreiras que antes já foram quebradas", diz, lembrando-se de "O Silêncio dos Inocentes" ou "O Senhor dos Anéis".
Os Óscares serão entregues a 22 de Fevereiro no Teatro Kodak, em Hollywood.

Links para traillers:

Sem comentários: