segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Cinema - Sundance

É entre o frio de Janeiro no Utah (nos EUA) que o ano cinematográfico dá os primeiros passos. O Sundance Resort (perto de Provo) é o centro de uma rede de salas que acolhe um festival que, criado em 1978 por uma equipa que teve como rosto Robert Redford, tem sido montra de exposição da produção independente e importante cartão-de-visita para estreantes. Deles, e não só, vive a edição 2009 do Festival de Sundance, que ali decorre desde o dia 15.
Como é habitual no festival, a programação revela mais estreantes ou nomes em afirmação que consagrados. Estes últimos, mesmo assim, este ano aparecem em ainda menor número que o habitual. Um dos nomes feitos em cartaz é Oliver Hirshbiegel (o realizador de “A Queda”), que este ano ali apresenta o novo “Five Minutes Of Heaven”. Alexis dos Santos, revelado há dois anos por “Glue”, propõe “Unmade Beds”.
Entre os estreantes na realização apresenta-se Duncan Jones com “Moon”. A dupla Glenn Ficarra e John Requa mostra “I Love You Philip Morris”, o novo filme de Jim Carrey. O actor Joseph Gordon Levitt (“Mysterious Skin” e “Brick”) mostra, como realizador, a estreia em “Sparks”, uma curta-metragem. Também com carreira no cinema, mas na escrita, Carlos Cuarón, irmão de Alfonso Cuarón (para quem assinou o argumento de “E a Tua Mãe também”) leva ao festival a "longa" “Rudo Y Cursi”.
Na selecção de documentários passam, entre outros, “When You're Strange”, de Tom DiCillo sobre os The Doors, e “It Might Get Loud”, filme de Davis Guggenheim sobre a guitarra eléctrica que ilustra os pontos de vista de Jimmy Page, Jack White e The Edge.

in DN/Lisboa

Sem comentários: