terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Investindo - Cidade do Cinema

Olhem lá bem para isto... Será que estas coisas não poderiam passar por aqui? E tenho até uma vaga ideia de um artigo que escrevi aqui há uns anos no DN mais ou menos sobre este assunto.

Três mil milhões de euros e sete mil postos de trabalho em cinco anos. Portimão apresentou uma candidatura a fundos comunitários, sustentada por um consórcio de parceiros internacionais, para a construção de uma Cidade do Cinema, que tem por objectivo a produção de sucessos de bilheteira à escala global. A CBS Movies orçamentou já 50 milhões de euros para cinco filmes a realizar este ano.
Noventa por cento dos custos estimados serão suportados por parceiros privados. A Câmara de Portimão procura apoio comunitário e governamental para os restantes dez por cento. O presidente Manuel da Luz tem reuniões em Faro e Lisboa, hoje e amanhã, para discutir a candidatura ao Provere. "Este projecto vai colocar Portimão e o Algarve no contexto global de parcerias em rede", diz o autarca, confiante em como a obra irá arrancar em 2010.
O projecto inclui, além de estúdios que pretendem afirmar-se entre os cinco melhores do Mundo, um parque temático, a instalação de uma delegação da CBS Movies, a criação do primeiro pólo de ensino do American Film Institute fora dos EUA, a filmagem de parte do próximo filme do agente 007 (Bond23), a criação de um fundo de cinema no valor de 250 milhões de euros e a instalação de um pólo de desenvolvimento de jogos para X-Box. Estão, ainda, estipulados 170 milhões de euros para estruturas públicas relativas a acessibilidades e mobilidade, nomeadamente na envolvente do rio Arade, e cerca de 1,2 mil milhões para diversificação e qualificação da oferta hoteleira.
A localização da Cidade do Cinema ainda está em estudo. Fonte da autarquia portimonense adiantou ao CM que os dois locais em análise são a Zona Ribeirinha, junto ao Pavilhão Arena, ou no interior do concelho, próximo do Autódromo Internacional do Algarve, cuja empresa gestora (Parkalgar) é parceira do projecto e responsável pelo futuro parque temático (890 milhões de euros).
Parceiros de destaque são ainda os produtores Anthony Waye (onze filmes 007), Matt Cimber (trabalhou com Orson Wells, Spielberg e Scorcese) e Richard McGuire (‘Piratas das Caraíbas’, por exemplo).


in Correio da Manhã

Sem comentários: