domingo, 11 de janeiro de 2009

Lendo - Novo livro de Tolkien em Maio

A editora HarperCollins vai publicar um novo livro de J. R. R. Tolkien que conta a lenda de Siegfried e do dragão Fafner. A edição em inglês vai ter o título "The Legend of Sigurd and Gudrún" e sai em Maio, com edição de Christopher Tolkien, filho do escritor, também autor da introdução. A edição em português ainda não foi anunciada, mas poderá ser feita pelas Publicações Europa-América, que em Portugal tem publicado as obras de Tolkien.
Segundo o "The Guardian", o livro foi escrito entre 1920 e 1930, enquanto o autor ensinava na Universidade de Oxford, e foi terminado antes da publicação de "O Hobbit" e de "O Senhor dos Anéis". A editora "espera que o facto de o livro se tratar de uma narrativa em verso não afaste a legião de fãs de Tolkien".
A lenda original conta as aventuras do heróico Siegfried que vence o dragão Fafner numa luta para adquirir um anel mágico, embora não se conheça como Tolkien contará esta história. O autor tem várias inspirações nórdicas na sua obra e a presença de um anel de ouro e de uma espada reforjada, elementos partilhados por esta lenda e a obra de "O Senhor dos Anéis", são exemplo disso.

Ípsilon

Sem comentários: