segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Obituário - João Aguardela

O músico e compositor João Aguardela, do grupo A Naifa, faleceu ontem aos 39 anos de idade vítima de cancro, no Hospital da Luz em Lisboa, segundo um comunicado oficial da banda.
João Aguardela era "uma força muito positiva no meio musical", disse Zé Pedro, guitarrista dos Xutos & Pontapés, à agência Lusa. Zé Pedro recorda-se de João Aguardela dos tempos do Rock Rendez-Vous, ao qual os Sitiados concorreram em finais dos anos 1980, e da participação do grupo na colectânea "XX anos XX bandas", dedicada aos Xutos & Pontapés.
Já a cantora Viviane, amiga de João Aguardela desde a génese dos Entre Aspas, definiu-o como "um músico singular que teve uma profunda paixão pelas raízes da cultura e da música portuguesa e isso reflectia-se na música que fazia".
Carlos Moisés, vocalista da Quinta do Bill, conheceu João Aguardela num concurso do Rock Rendez-Vous e achava que o músico "era um criativo à procura de novos roupagens para as raízes da nossa música tradicional", disse Carlos Moisés, recordando o trabalho de Aguardela no projecto a solo Megafone.
João Aguardela, que faria 40 anos em Fevereiro, morreu no domingo, em Lisboa, vítima de cancro no estômago.
Distinguido em 1994 com o Prémio Revelação da Sociedade Portuguesa de Autores, João Aguardela liderou os Sitiados, grupo pop-rock que se inspirava na música tradicional portuguesa.
A busca das raízes e da tradição musical portuguesa levou-o também ao projecto Megafone, no qual recorria a recolhas etnográficas de Giacometti e José Alberto Sardinha, adicionando-lhes electrónica.
Liderou ainda o projecto "Linha da Frente", que musicou textos de Ary dos Santos, Manuel Alegre e Alexandre O´Neill, entre outros e desde 2004 integrava A Naifa, juntamente com Mitó e Luís Varatojo, com quem editou em 2008 o álbum "Uma inocente inclinação para o mal".

Lusa (S.S.) / Nuno Morna

Sem comentários: